Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/15086
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2015_CarolinaAlvarengaDeCarvalho_tcc.pdf848,42 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Conhecendo a inclusão escolar sob o olhar do professor : o que a experiência tem a dizer?
Autor(es): Carvalho, Carolina Alvarenga de
Orientador(es): Guimarães, Fernanda Rodrigues
Assunto: Inclusão escolar
Gestão escolar
Data de apresentação: 2015
Data de publicação: 21-Out-2016
Referência: CARVALHO, Carolina Alvarenga de. Conhecendo a inclusão escolar sob o olhar do professor: o que a experiência tem a dizer? 2015. 68 f. il., Monografia (Especialização em Desenvolvimento Humano, Educação e Inclusão Escolar)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Brasília, 2015.
Resumo: Este estudo teve como objetivo investigar a concepção do professor a respeito do processo de inclusão; analisar aspectos da formação e da experiência profissional na concepção de inclusão escolar adotada pelo professor; investigar aspectos da gestão escolar que podem influenciar na concepção do professor sobre inclusão escolar. A abordagem metodológica utilizada foi a qualitativa, tendo como instrumento a entrevista semiestruturada e as observações em sala, realizadas com dois professores: um de história e um de apoio. Sobre a concepção dos professores, estes definem inclusão escolar como um processo de inserção dos estudantes com necessidades educativas especiais na escola regular, de modo que esta inserção extrapole a socialização e garanta a aprendizagem dos estudantes com desenvolvimento atípico. Além disto, os professores afirmam que não se sentem preparados pelos cursos de formação inicial, e consideram que seja necessária uma capacitação como fundamental para atuarem nesses contextos. Relatam, ainda, sentimento de despreparo e dúvidas em relação à condução da prática pedagógica com alunos com necessidades educacionais especiais. Sobre a influência da gestão no conceito de inclusão escolar, observou-se que quando esta assume uma postura em favor da inclusão, empenhando-se em adequar a escola ao atendimento dos estudantes com necessidades educativas especiais, os professores tem a oportunidade de atribuir um sentido mais fidedigno a respeito da inclusão escolar, pautado na diversidade.
Informações adicionais: Monografia (especialização)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Instituto de Psicologia, Departamento de Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano, 2015.
Aparece na Coleção:Desenvolvimento Humano, Educação e Inclusão Escolar



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons