Utilize este link para identificar ou citar este item: http://bdm.unb.br/handle/10483/15075
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2015_ArleteDeFatimaFerreiraDaSilva_tcc.pdf749,27 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Efetivação de metas do Plano Municipal de Educação no processo de inclusão e na formação continuada de professores no município de Serrana
Autor(es): Silva, Arlete de Fatima Ferreira da
Orientador(es): Ramos, Patrícia Cristina Campos
Assunto: Inclusão escolar
Educação especial
Data de apresentação: 28-Nov-2015
Data de publicação: 21-Out-2016
Referência: Silva, Arlete de Fatima Ferreira da. Efetivação de metas do Plano Municipal de Educação no processo de inclusão e na formação continuada de professores no município de Serrana. 2015. 39 f. il., Monografia (Especialização em Desenvolvimento Humano, Educação e Inclusão Escolar)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Brasília, 2015.
Resumo: O presente trabalho teve o objetivo de investigar as principais estratégias elaboradas para o Plano Municipal de Educação de Serrana, para a efetivação da meta sobre Educação Especial, na perspectiva da educação inclusiva.Foram considerados: o acesso e permanência do aluno com necessidades educativas especiais, a formação continuada de professores e a parceria entre a sala de atendimento especializado e o professor de sala regular. Para esse fim, foram feitos questionários com diretores de escola, entrevistas com educadores da rede municipal de ensino e observação de uma aluna com déficit intelectual matriculada no Ensino Fundamental I Muitas são as reclamações por parte de educadores no que diz respeito aos itens investigados, ocasionando dúvidas e incertezas sobre a melhor maneira de trabalhar com a inclusão em sala de aula, concluindo que há um grande distanciamento entre a prática inclusiva nas escolas e as preconizadas no documento investigado
Informações adicionais: Monografia (especialização)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Instituto de Psicologia, Departamento de Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano, 2015.
Aparece na Coleção:Desenvolvimento Humano, Educação e Inclusão Escolar



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons