Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/15074
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2015_CarmenSileneLimaCavalcante_tcc.pdf803,27 kBAdobe PDFver/abrir
Título: O aluno com deficiência intelectual : possíveis intervenções do atendimento educacional especializado
Autor(es): Cavalcante, Carmem Silene Lima
Orientador(es): Andrade, Franciene Soares Barbosa de
Assunto: Inclusão escolar
Deficientes mentais - educação
Atendimento educacional especializado
Data de apresentação: 28-Nov-2015
Data de publicação: 21-Out-2016
Referência: CAVALCANTE, Carmem Silene Lima.O aluno com deficiência intelectual: possíveis intervenções do atendimento educacional especializado. 2015. 45 f. il., Monografia (Especialização em Desenvolvimento Humano, Educação e Inclusão Escolar)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Brasília, 2015.
Resumo: O presente estudo almeja analisar como o Atendimento Educacional Especializado - AEE poderá contribuir com a desconstrução de rótulos gerados durante o processo educativo do aluno com deficiência intelectual, visando favorecer o processo de ensino-aprendizagem deste aluno. Daí a importância do tema em questão. Para tanto, a pesquisa foi realizada em uma escola pública localizada no Acre-Rio Branco, cuja metodologia se baseia na abordagem qualitativa de pesquisa. Esta teve como instrumentos de coleta de informações, entrevista semiestruturada; análise documental e observação não estruturada. As entrevistas semiestruturadas foram realizadas com dois professores da escola de sala de aula e uma professora do AEE. Nesse contexto, aborda-se, entre seus aspectos mais polêmicos, a complexa relação de inclusão do aluno com deficiência intelectual e as possíveis intervenções do AEE, sob a luz dos referenciais teóricos: Gomes (2000), Souza (2007), Ropoli (2010), entre outros. Como resultado de pesquisa apresenta a exposição dos resultados a partir das ferramentas utilizados conforme foram aplicados e descreve os resultados embasados na contribuição teórica.
Informações adicionais: Monografia (especialização)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Instituto de Psicologia, Departamento de Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano, 2015.
Aparece na Coleção:Desenvolvimento Humano, Educação e Inclusão Escolar



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons