Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/15072
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2016_BeatrizArcoverdeBezerraPires_tcc.pdf1,82 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Questionando padrões : uma análise das representações lésbicas e idosas da telenovela Babilônia
Autor(es): Pires, Beatriz Arcoverde Bezerra
Orientador(es): Silva, Ellis Regina Araújo da
Assunto: Representações sociais
Lesbianismo
Telenovelas
Homossexualidade
Data de apresentação: 2016
Data de publicação: 20-Out-2016
Referência: PIRES, Beatriz Arcoverde Bezerra. Questionando padrões: uma análise das representações lésbicas e idosas da telenovela Babilônia. 2016. 97 f., il. Monografia (Bacharelado em Comunicação Social)—Universidade de Brasília, Brasília, 2016.
Resumo: Esta pesquisa analisa as representações lésbicas e idosas presentes na telenovela Babilônia (Rede Globo). O objeto de estudo deste trabalho é a representação do casal da novela formado por duas mulheres idosas, Teresa (Fernanda Montenegro) e Estela (Nathália Timberg). Exibida entre 16 de março e 28 de agosto de 2015, a trama apresentou ao público uma relação consolidada entre duas mulheres idosas, abordagem utilizada pela primeira vez em produções da Rede Globo. No trabalho, foi feita uma análise de conteúdo das cenas nas quais as personagens estão inseridas ou são tema das conversas, com o objetivo de entender de que forma os diálogos da telenovela funcionam no combate ou manutenção de certas representações sociais de lésbicas e idosos. Antes da análise, são apresentadas algumas questões que permitem refletir sobre sexualidade e velhice, com apoio em movimentos sociais, na teoria dos estudos de gênero, teoria queer e estudos sobre a terceira idade. Também é apresentado um breve histórico sobre a televisão brasileira e as suas telenovelas para compreender como as representações sociais dessas minorias foram trabalhadas ao longo dos anos. Com a análise, percebeu-se que Babilônia apresentou representações de LGBTs sem caricaturas e que priorizam as discussões sobre preconceitos, discriminação e legitimidade social em aspectos tais como a constituição de família, vida profissional, adoção e casamento. A respeito da velhice, Babilônia desconstrói a representação negativa desta fase da vida e apresenta ao público uma diferente maneira de envelhecer.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Comunicação, Comunicação Organizacional, 2016.
Aparece na Coleção:Comunicação - Comunicação Organizacional



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons