Utilize este link para identificar ou citar este item: http://bdm.unb.br/handle/10483/15067
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2015_AdrianaDosSantosSaPedroni_tcc.pdf723,24 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Esforços coletivos na promoção da inclusão de surdos no ensino fundamental
Autor(es): Pedroni, Adriana dos Santos Sá
Orientador(es): Amorim, Ana Cecília Ferreira de
Assunto: Surdos - educação
Família e escola
Inclusão escolar
Data de apresentação: 2015
Data de publicação: 20-Out-2016
Referência: PEDRONI, Adriana dos Santos Sá. Esforços coletivos na promoção da inclusão de surdos no ensino fundamental. 2015. 58 f. il.,Monografia (Especialização em Desenvolvimento Humano, Educação e Inclusão Escolar)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Brasília, 2015.
Resumo: O tema escolhido para esta pesquisa está pautado nas relações entre alunos Surdos, escola e família. O objetivo principal deste trabalho é analisar se os objetivos quanto à Educação de pessoas Surdas estão sendo atingidos e se as mesmas, inseridas no Ensino Regular, estão satisfeitas com o atendimento especializado oferecido a elas, assim como a metodologia adotada pelos professores. Para levantar esses dados a pesquisa realizar-se-á com base na observação e entrevistas feitas a alunos, familiares, professores e gestores de uma instituição da cidade de Timóteo – MG, que atende alunos com deficiências diversas, entre estes os Surdos. O campo investigativo foi configurado com base na abordagem qualitativa, entrevistas, via videogravação dos diálogos produzidos e mediados pelo uso da Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS). Diante dos resultados obtidos e das discussões realizadas, pode-se concluir que o processo de inclusão de Surdos no Ensino Fundamental dar-se-á por meio da participação e colaboração conjunta dos profissionais envolvidos com ele, da família e de toda a comunidade Surda e comunidade local. Nessa dinâmica, foi possível evidenciar que os gestores, pedagogos, professores e intérpretes de LIBRAS são peças fundamentais no processo ensino-aprendizagem da pessoa Surda.
Informações adicionais: Monografia (especialização)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Instituto de Psicologia, Departamento de Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano, 2015.
Aparece na Coleção:Desenvolvimento Humano, Educação e Inclusão Escolar



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons