Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/15049
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2015_AdrianaSoaresDaSilva_tcc.pdf957,53 kBAdobe PDFver/abrir
Título: A função da família no processo de desenvolvimento de filhos com deficiência intelectual
Autor(es): Silva, Adriana Soares da
Orientador(es): Dias, Sueli de Souza
Assunto: Deficientes mentais - educação
Família e escola
Educação inclusiva
Data de apresentação: 28-Nov-2015
Data de publicação: 19-Out-2016
Referência: SILVA, Adriana Soares da. A função da família no processo de desenvolvimento de filhos com deficiência intelectual. 2015. 50 f., Monografia (Especialização em Desenvolvimento Humano, Educação e Inclusão Escolar)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Brasília, 2015.
Resumo: O presente trabalho apresenta uma discussão referente ao tema: A função da família no processo de desenvolvimento de filhos com deficiência intelectual. Teve como principal objetivo: analisar a participação da família no processo de desenvolvimento e aprendizagem de filho com deficiência intelectual. Enfatizamos, ao longo do texto, o papel da família e as funções da escola, considerando suas influências nas pessoas em desenvolvimento. Consideramos que escola e família compartilham funções sociais, políticas e de construção de aprendizagens na medida em que contribuem na formação do cidadão. Desse modo a pesquisa buscou dar visibilidade sobre a realidade da inclusão, mostrando algumas soluções possíveis para que ela realmente aconteça, tanto no ambiente familiar como no ambiente escolar, possibilitando a compreensão de que a família e a escola como instituições complementares no processo de desenvolvimento humano e inclusão. O estudo foi alicerçado na pesquisa qualitativa, que teve como instrumento definidor a entrevista semiestruturada. Através desta metodologia foi possível levantar indicadores de que a família é propulsora de conhecimento e aprendizagem que auxilia no desenvolvimento de filhos com deficiência intelectual, dados que estão expostos nos resultados e discussão da pesquisa. Assim, o referido estudo possibilitou conhecer sobre a história da deficiência, as dificuldades e conquistas das pessoas com deficiência intelectual, possibilitou ainda perceber a importância da inclusão escolar no progresso dessas pessoas e por fim possibilitou identificar que a família tem uma importante contribuição no desenvolvimento de filhos com deficiência, funções estas desde o apoio à ações práticas.
Informações adicionais: Monografia (especialização)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Instituto de Psicologia, Departamento de Psicologia Escolar e do Desenvolvimento, Programa de Pós-Graduação em Processos de Desenvolvimento Humano e Saúde, 2015.
Aparece na Coleção:Desenvolvimento Humano, Educação e Inclusão Escolar



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons