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dc.contributor.advisorGuimarães, Fernanda Rodrigues-
dc.contributor.authorSantos, Adriana Cristina dos-
dc.identifier.citationSANTOS, Adriana Cristina dos. O processo de inclusão escolar de uma criança surda de etnia cigana: um estudo de caso. 2015. 76 f., il. Monografia (Especialização em Desenvolvimento Humano, Educação e Inclusão Escolar)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Brasília, 2015.pt_BR
dc.descriptionMonografia (especialização)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Instituto de Psicologia, Departamento de Psicologia Escolar e do Desenvolvimento, Programa de Pós-Graduação em Processos de Desenvolvimento Humano e Saúde, 2015.pt_BR
dc.description.abstractO presente estudo teve como objetivo refletir sobre o processo de inclusão escolar de uma criança surda cigana. A pesquisa foi baseada na metodologia qualitativa, tendo-se utilizado entrevistas semiestruturadas, análise de prontuário e observação. Para análise dos dados, foram utilizadas as narrativas colhidas durante as entrevistas, a partir das quais se percebeu a estreita relação entre o diagnóstico e intervenção precoces e o desenvolvimento linguístico e escolar. Os resultados demonstraram que a inclusão de uma criança surda e cigana se caracteriza por um lado como um desafio para um professor despreparado e por outro, como uma oportunidade de desenvolvimento para os todos os alunos, de valores como respeito, tolerância e convivência pacífica com as diferenças. Também ficou evidenciado que tanto a surdez, quanto a condição de itinerância dos ciganos acarretam desafios distintos para o processo. Em se tratando dos prejuízos da surdez, a ausência de linguagem foi percebida pelos entrevistados como o maior entrave para o desenvolvimento e escolarização da criança. Com relação ao atendimento educacional especializado, a maioria das recomendações para o atendimento da criança surda não estão sendo atendidas. Dessa forma, conclui-se que a criança deste estudo não está efetivamente incluída no contexto escolar, mas vivenciando uma situação condizente com a proposta da integração escolar.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordCrianças deficientes - educaçãopt_BR
dc.subject.keywordInclusão escolarpt_BR
dc.subject.keywordCiganospt_BR
dc.titleO processo de inclusão escolar de uma criança surda de etnia cigana : um estudo de casopt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Especializaçãopt_BR
dc.date.accessioned2016-10-18T12:35:40Z-
dc.date.available2016-10-18T12:35:40Z-
dc.date.submitted2015-
dc.identifier.urihttp://bdm.unb.br/handle/10483/15031-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
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