Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/15031
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2015_AdrianaCristinaDosSantos_tcc.pdf664,75 kBAdobe PDFver/abrir
Título: O processo de inclusão escolar de uma criança surda de etnia cigana : um estudo de caso
Autor(es): Santos, Adriana Cristina dos
Orientador(es): Guimarães, Fernanda Rodrigues
Assunto: Crianças deficientes - educação
Inclusão escolar
Ciganos
Data de apresentação: 2015
Data de publicação: 18-Out-2016
Referência: SANTOS, Adriana Cristina dos. O processo de inclusão escolar de uma criança surda de etnia cigana: um estudo de caso. 2015. 76 f., il. Monografia (Especialização em Desenvolvimento Humano, Educação e Inclusão Escolar)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Brasília, 2015.
Resumo: O presente estudo teve como objetivo refletir sobre o processo de inclusão escolar de uma criança surda cigana. A pesquisa foi baseada na metodologia qualitativa, tendo-se utilizado entrevistas semiestruturadas, análise de prontuário e observação. Para análise dos dados, foram utilizadas as narrativas colhidas durante as entrevistas, a partir das quais se percebeu a estreita relação entre o diagnóstico e intervenção precoces e o desenvolvimento linguístico e escolar. Os resultados demonstraram que a inclusão de uma criança surda e cigana se caracteriza por um lado como um desafio para um professor despreparado e por outro, como uma oportunidade de desenvolvimento para os todos os alunos, de valores como respeito, tolerância e convivência pacífica com as diferenças. Também ficou evidenciado que tanto a surdez, quanto a condição de itinerância dos ciganos acarretam desafios distintos para o processo. Em se tratando dos prejuízos da surdez, a ausência de linguagem foi percebida pelos entrevistados como o maior entrave para o desenvolvimento e escolarização da criança. Com relação ao atendimento educacional especializado, a maioria das recomendações para o atendimento da criança surda não estão sendo atendidas. Dessa forma, conclui-se que a criança deste estudo não está efetivamente incluída no contexto escolar, mas vivenciando uma situação condizente com a proposta da integração escolar.
Informações adicionais: Monografia (especialização)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Instituto de Psicologia, Departamento de Psicologia Escolar e do Desenvolvimento, Programa de Pós-Graduação em Processos de Desenvolvimento Humano e Saúde, 2015.
Aparece na Coleção:Desenvolvimento Humano, Educação e Inclusão Escolar



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons