Utilize este link para identificar ou citar este item: http://bdm.unb.br/handle/10483/15014
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2016_DavidGarciaDeOliveiraSilva_tcc.pdf2,49 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Ambientar : software educacional de apoio às atividades de rotina estruturada para organização de objetos no espaço doméstico, destinado a autistas clássicos
Autor(es): Silva, David Garcia de Oliveira
Orientador(es): Veneziano, Wilson Henrique
Coorientador(es): Pereira, Maraísa Helena Borges Estevão
Assunto: Software educacional
Tecnologia na educação
Autismo - educação especial
Data de apresentação: 18-Ago-2016
Data de publicação: 17-Out-2016
Referência: SILVA, David Garcia de Oliveira. Ambientar: software educacional de apoio às atividades de rotina estruturada para organização de objetos no espaço doméstico, destinado a autistas clássicos. 2016. viii, 37 f., il. Monografia (Licenciatura em Ciência da Computação)—Universidade de Brasília, Brasília, 2016.
Resumo: O objetivo deste trabalho é desenvolver um software para tablets que possa contribuir para o desempenho de atividades de rotina estruturada na organização de objetos do espaço doméstico, destinado a autistas clássicos. Para isso, foram levantados, juntamente a professores especialistas, requisitos educacionais necessários para o desenvolvimento de um software que pudesse ser utilizado em escolas. Estes requisitos serviram de base pedagógica para o desenvolvimento deste software. A partir dos resultados obtidos na fase de testes em escolas, foi demonstrado o aumento de interesse dos estudantes envolvidos, bem como a motivação dos professores ao utilizarem com êxito o software como recurso complementar na aprendizagem em sala de aula. Assim se pode notar que a tecnologia assistiva empregada nas escolas, quando bem aplicada, está tornando-se cada vez mais reconhecida e recebida com entusiasmo pelas instituições de ensino, com vista a aprimorar o processo de inclusão digital e social de pessoas com autismo clássico.
Abstract: The goal of this project is to develop a software to be used with tablets that may contribute with the performance of routine activities structured on organizing objects in a domestic environment, focused on classic autistics. For this, together with specialized teachers, the necessary educational requirements to build a software that could be used in schools were raised. These requirements served as a pedagogical base for the development of this software. From the results obtained during the period of testing in schools, the increase in the students' interest was demonstrated, as well as in the teachers' motivation when successfully using the software as a complimentary resource in the classroom. It can be noticed that assistive technology, when correctly applied, is becoming even more recognized and received with enthusiasm by teaching intitutions, seeking to enhance the process of social and digital inclusion of people with classic autism.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Exatas, Departamento de Ciência da Computação, 2016.
Aparece na Coleção:Ciência da Computação



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons