Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/15013
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2016_WalasPereiraSilva_tcc.pdf1,62 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Análise do desempenho das empresas de capitais abertos dos segmentos industrial e varejista
Autor(es): Silva, Walas Pereira
Orientador(es): França, José Antônio de
Assunto: Comércio varejista
Indicadores econômicos
Análise envoltória de dados (DEA)
Data de apresentação: Jun-2016
Data de publicação: 17-Out-2016
Referência: SILVA, Walas Pereira. Análise do desempenho das empresas de capitais abertos dos segmentos industrial e varejista. 2016. 52 f., il. Trabalho de conclusão de curso (Bacharelado em Ciências Contábeis)—Universidade de Brasília, Brasília, 2016.
Resumo: Os segmentos de indústria e varejo movimentam grande parte da economia brasileira e apresentam empresas que estão em busca de novos investimentos, visando crescimento e bons desempenhos no mercado. Há relevância em estudos que utilizem indicadores financeiros para avaliar o desempenho e comportamento das entidades com a finalidade de avaliara situação financeira das mesmas. Logo, o tema deste trabalho é a análise do desempenho das empresas de capitais abertos dos segmentos industrial e varejista. Dado o impacto causado por estes setores na economia, o problema de pesquisa é investigar se as empresas dos segmentos industrial e varejista operam com eficiência e traz como objetivo analisar a eficiência das empresas de capitais abertos dos segmentos industrial e varejista, no período de 2000 a 2015. Assim, utilizou-se a análise envoltória de dados (Data Envelopment Analysis - DEA). A amostra foi composta por dez empresas com ações listadas na BM&FBOVESPA e as variáveis de interesse da pesquisa são a Lucratividade (LC), o Endividamento (ED), o Desempenho (D) e o Retorno das Ações (R). Os resultados da pesquisa identificam que apenas as empresas GUARARAPES, RAIADROGASIL e GRAZZIOTIN foram eficientes, a partir da analise do DEA, sugerindo estar sobre a curva de fronteira de eficiência estocástica. As demais foram ineficientes, localizando-se abaixo da curva em todos os períodos analisados pelo DEA. O Retorno das Ações (R) mostrou uma associação positiva com todas as variáveis, porém esta associação é muito fraca refletindo uma associação pouco significativa da variável R com as demais do estudo.
Informações adicionais: Trabalho de conclusão de curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Departamento de Ciências Contábeis, 2016.
Aparece na Coleção:Ciências Contábeis



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.