Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/15000
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2016_NoharadosSantosCoelho.pdf2,82 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Articulação entre família e trabalho em contexto de precarização : ouvindo as terceirizadas do serviço de limpeza da UnB
Autor(es): Coelho, Nohara dos Santos
Orientador(es): Porto, Noemia Aparecida Garcia
Assunto: Terceirização
Trabalho - precarização
Direitos dos trabalhadores
Data de apresentação: 4-Jul-2016
Data de publicação: 14-Out-2016
Referência: COELHO, Nohara Dos Santos. Articulação entre família e trabalho em contexto de precarização: ouvindo as terceirizadas do serviço de limpeza da UnB. 2016. 76 f. Trabalho de conclusão de curso (Bacharelado em Direito)—Universidade de Brasília, Brasília, 2016.
Resumo: Trata-se de pesquisa de caráter qualitativo, inspirada no método etnográfico, que investiga as estratégias utilizadas pelas trabalhadoras terceirizadas do serviço de conservação e limpeza da UnB para articularem as responsabilidades familiares e a jornada de trabalho. A partir das experiências apreendidas na pesquisa de campo, foi questionada a permanência da divisão sexual do trabalho no ordenamento jurídico trabalhista brasileiro, por meio do contraste entre a realidade auferida no campo, o direito trabalhista vigente, e as exigências de efetivação da cidadania que legitimam o Estado Democrático de Direito. Através dessa perspectiva, foi evidenciada a importância do debate público sobre articulação entre responsabilidades familiares e trabalho, bem como a importância da socialização do trabalho reprodutivo entre família, Estado e empregadores, como pressupostos para a promoção da igualdade de gênero e do trabalho digno, assim considerado aquele capaz de atender as demandas concretas da vida das pessoas que vivem do trabalho, e de alimentar o respeito aos direitos fundamentais das pessoas trabalhadoras.
Informações adicionais: Trabalho de conclusão de curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Direito, 2016.
Aparece na Coleção:Direito



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.