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Título: Estudo da metodologia para estimativa do limite de resistência a fadiga usando técnicas de Monte Carlo
Autor(es): Cordeiro, Lucas Cortez
Melo, Marcus Vynicius Martins Costa
Orientador(es): Ferreira, Jorge Luiz de Almeida
Assunto: Materiais - fadiga
Resistência de materiais
Fadiga (Mecânica)
Data de apresentação: 17-Jan-2011
Data de publicação: 13-Out-2016
Referência: CORDEIRO, Lucas Cortez; COSTA, Marcus Vynicius Martins. Estudo da metodologia para estimativa do limite de resistência a fadiga usando técnicas de Monte Carlo. 2011. x, 59 f., il. Monografia (Bacharelado em Engenharia Mecânica)—Universidade de Brasília, Brasília, 2011.
Resumo: O presente projeto apresenta o estudo de um método para estimativa do limite de resistência a fadiga, chamado Método de Monte Carlo, um método largamente utilizado atualmente para se determinar experimentalmente limites de resistência a fadiga com uma média e desvios padrões aceitáveis para tais aplicações, já que a fadiga possui uma natureza estatística. Foram feitas simulações para se comparar os resultados obtidos com as informações encontradas na literatura. As simulações se dividiram em duas etapas sendo a primeira: utilizando a distribuição normal (gaussiana); e a segunda: a distribuição de Weibull. Os resultados encontrados demonstram a importância da aplicação desse método na Engenharia de Fadiga e abre caminho para novos estudos.
Abstract: This project presents a study of a method to estimate the fatigue endurance limit, called Monte Carlo method, a method widely used today to determine experimentally the tensile fatigue with a mean and standard deviations acceptable for such applications as that fatigue has a statistical nature. Simulations were made to compare the results with information found in the literature. The simulations were divided into two stages the first being: using the normal (Gaussian) and the second: the Weibull distribution. The results demonstrate the importance of applying this method in engineering fatigue and makes way for new studies.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Tecnologia, Departamento de Engenharia Mecânica, 2011.
DOI: http://dx.doi.org/10.26512/2011.01.TCC.14994
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