Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/1498
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2008_ElianedeCarvalhoSilva.pdf325,65 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Estudo do clima organizacional no FNDE
Autor(es): Silva, Eliane de Carvalho
Orientador(es): Vargas, Miramar Ramos Maia
Assunto: Clima organizacional
Cultura organizacional
Satisfação no trabalho
Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE)
Data de apresentação: 2008
Data de publicação: 11-Fev-2011
Referência: SILVA, Eliane de Carvalho. Estudo do clima organizacional no FNDE. 2008. 53 f. Monografia (Especialização em Gestão de Programas e Projetos Educacionais)-Universidade de Brasília, Brasília, 2008.
Resumo: Trata-se de um estudo do clima organizacional do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), com o objetivo geral de identificar vários aspectos do ambiente organizacional que podem interferir na gestão, desempenho e satisfação dos servidores da organização em questão. A pesquisa foi do tipo quantitativa e utilizou um instrumento validado, composto por 41 questões, focado em duas dimensões - psicossocial e organizacional – que agrupavam sete fatores: Estilo de Gerência, Comprometimento Organizacional, Trabalho em Equipe, Reconhecimento, Carga de Trabalho, Condições de Trabalho, Clareza Organizacional e Padrão de Desempenho. Foram acrescidas ao instrumento mais oito itens que investigavam o perfil demográfico dos respondentes. A pesquisa foi feita em todo o FNDE, obtendo um retorno de 217 questionários, num total de 33% de servidores ativos do órgão. Com o Programa Statistical Package for Social Sciences (SPSS) foram feitas análises de consistência interna do instrumento, descritivas e de correlações. O instrumento utilizado mostrou ter boa consistência interna, obtendo-se Alphas de Cronbach maiores do que os conseguidos originalmente pelo seu autor em pesquisa conduzida em outro órgão público. Os resultados das análises descritivas sinalizaram que, na visão dos participantes da pesquisa, o FNDE pode melhorar sua atuação em todos os quesitos abordados no instrumento usado para mensurar o clima organizacional, com ênfase maior nos fatores “Condições de Trabalho” e “Reconhecimento”, que obtiveram as médias mais baixas. Foram encontradas correlações entre quatro variáveis demográficas- Gênero, Faixa Etária, Tempo de Serviço e Função - e três dos sete fatores que compunham o instrumento de clima organizacional - Comprometimento Organizacional, Condições de Trabalho e Clareza Organizacional e Padrão de Desempenho.
Informações adicionais: Monografia (especialização)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Ciência da Informação e Documentação, 2008.
DOI: http://dx.doi.org/10.26512/2008.TCC.1498
Aparece na Coleção:Gestão de Programas e Projetos Educacionais



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.