Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/14969
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2015_CassiusIshmaelScolmeisterDaSilva_tcc.pdf530,55 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Saturação e decomposição do ozônio em meio poroso contendo castanha-do-Brasil (Bertholletia excelsa H.B.K.)
Autor(es): Silva, Cassius Ishmael Scolmeister da
Orientador(es): Alencar, Ernandes Rodrigues de
Assunto: Ozonização
Castanha-do-Pará
Grãos
Data de apresentação: 2015
Data de publicação: 11-Out-2016
Referência: SILVA, Cassius Ishmael Scolmeister da. Saturação e decomposição do ozônio em meio poroso contendo castanha-do-Brasil (Bertholletia excelsa H.B.K.). 2015. 18 f. Monografia (Bacharelado em Agronomia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2015.
Resumo: A castanha-do-brasil é uma árvore cujo o fruto é amplamente apreciado ao redor do mundo por seu sabor e valor nutritivo, porém, as castanhas também são excelente substrato para microrganismos. Muitos destes microrganismos produzem aflatoxinas que são altamente tóxicas tanto a animas como ao ser humano. Diante desse problema é fundamental a adoção de métodos que sejam eficazes no controle de microrganismos e que não prejudiquem a saúde humana. Um destes que tem sido proposto é o o gás ozônio. Objetivou-se com esse trabalho determinar o tempo e a concentração de saturação do ozônio e avaliar a cinética da decomposição do gás em meio poroso contendo castanha-do-Brasil, adotando-se diferentes condições. O teor de água do produto foi de aproximadamente 6,0% (b.u.), valor encontrado através de análise. Em outras pesquisas e estudos as concentrações do gás ozônio de 630, 1.080 e 2.050 ppm demonstraram eficácia no controle de microrganismos e aflatoxinas sendo estas, então, as concentrações usadas no trabalho na temperatura de 25°C e vazão de 5,0 L min-1. A cinética de decomposição foi avaliada depois da saturação do meio poroso com o ozônio, quantificando-se a concentração residual do gás, após intervalos de tempo durante os quais aconteceu a decomposição do ozônio. Obteve-se valores de tempo de saturação do gás ozônio de 102, 50 e 25 min, para concentrações iniciais de 630, 1080 e 2050 ppm, respectivamente. No que tange a concentração de saturação do gás ozônio no meio poroso, obteve-se valores equivalentes a 434, 833 e 1.494 ppm, para concentrações iniciais de 630, 1080 e 2050 ppm, respectivamente. No que se refere ao tempo de meia vida do ozônio, os valores obtidos permaneceram na faixa entre 2,1 e 3,5 min. Os valores encontrados mostram que concentrações iniciais maiores do ozônio reduz o tempo de saturação e aumenta a concentração de saturação, já as concentrações menores demonstram o oposto, ou seja, aumentam o tempo de saturação e reduzem a concentração de saturação. Conclui-se que, em relação à grãos como milho e trigo, a castanha-do-brasil tem uma reatividade maior com o ozônio atingindo o tempo de meia-vida entre 2,1 e 3,5.
Abstract: The Brazil nut is a tree witch has a fruit broadly valued by its flavor and nutritional value, however, those nuts are excellent substrate for microorganisms. Many of those microorganisms produce aflatoxins witch are highly toxic to animals and the human being. Against this problem it is fundamental to adopt methods that are effective to control microorganisms and doesn’t harm the human health. One method that has being proposed is the use of ozone gas. The objective of this work was to determinate the time needed and the concentration of saturation of the ozone gas and valuate the kinetics of decomposition of the gas in porous environment containing Brazil nut, using different conditions.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Agronomia e Medicina Veterinária, 2015.
Aparece na Coleção:Agronomia



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons