Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/14943
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2016_HewerttonDennysGebrimRodrigues_tcc.pdf634,85 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Qualidade fisiológica de sementes de milho tratadas com água ozonizada
Autor(es): Rodrigues, Hewertton Dennys Gebrim
Orientador(es): Souza, Nara Oliveira Silva
Coorientador(es): Maximiano, Christian Viterbo
Assunto: Ozonização
Água - ozonizada
Milho
Milho - sementes - qualidade
Data de apresentação: 30-Jun-2016
Data de publicação: 5-Out-2016
Referência: RODRIGUES, Hewertton Dennys Gebrim. Qualidade fisiológica de sementes de milho tratadas com água ozonizada. 2016. viii, 40 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Agronomia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2016.
Resumo: O ozônio (O3) é um poderoso agente oxidante que pode ser gerado no local, através de um processo de descarga elétrica. A água ozonizada tem se mostrado uma alternativa promissora em substituição aos agentes químicos no controle de fungos, apresentando alta eficiência a baixas concentrações, em um período curto de contato e sem formação de produtos tóxicos, pois é altamente reativa e não deixa resíduos na semente. Contudo não se tem informações se este tipo de tratamento compromete a qualidade fisiológica das sementes de milho. O objetivo do trabalho foi avaliar a qualidade fisiológica de sementes de milho ozonizado em água. Sementes de milho, foram submetidos a quatro concentrações de gás ozônio, 0 mg/L-1 (A), 10 mg/L-1 (B) e 20 mg/L-1 (C), 30 mg/L-1 (D) e quatro períodos de exposição, 0,5; 1,0; 1,5 e 2,0 horas, formando um fatorial 4 (concentrações) x 4 (períodos de exposição), totalizando 16 tratamentos juntamente com a testemunha sem nenhum tipo de tratamento, dispostos no delineamento inteiramente casualizado com quatro repetições nos testes de laboratório e nos de campo em bloco casualizados. As sementes foram avaliadas através dos seguintes testes: germinação (TPG); emergência em campo (EC), condutividade elétrica (CE) e altura de planta. Nas ANAVAs observa-se que para o fator período de exposição não foi observado diferença significativa entre os testes realizados. No teste padrão de germinação (TPG) houve diferença significativa no fator concentração x período de exposição. No teste de emergência em campo (EC), observou-se diferença significativa no fator concentração, no teste de condutividade elétrica (CE), houve diferença significativa nos fatores concentração x período de exposição e interação fatores x testemunha e na altura da planta, houve diferença significativa apenas na interação entre os fatores concentração período de exposição. Nesse estudo, o uso da água ozonizada em milho não afetou negativamente a qualidade fisiológica da semente.
Informações adicionais: Trabalho de conclusão de curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Agronomia e Medicina Veterinária, Campus Darcy Ribeiro, 2016.
Aparece na Coleção:Agronomia



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons