Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/14937
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2016_JoãoGuilhermeRavanelloCeolin_tcc.pdf2,23 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Introdução do controle de tráfego na fazenda agrícola (CTF) em lavouras sob plantio direto na região do Distrito Federal (DF)
Autor(es): Ceolin, João Guilherme Ravanello
Orientador(es): Faggion, Francisco
Assunto: Plantio (Cultivo de plantas)
Agroindústria - gestão
Distrito Federal (DF) - agricultura
Controle de Tráfego na Fazenda (CTF)
Data de apresentação: Fev-2016
Data de publicação: 5-Out-2016
Referência: CEOLIN, João Guilherme Ravanello. Introdução do controle de tráfego na fazenda agrícola (CTF) em lavouras sob plantio direto na região do Distrito Federal (DF). 2016. xi, 38 f., il. Trabalho de conclusão de curso (Bacharelado em Agronomia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2016.
Resumo: O Controle deTráfego na Fazenda (CTF) consiste na criação de locais específicos permanentes para circulação de máquinas dentro da lavoura, o que organiza as atividades agrícolas, auxilia na gestão da propriedade, melhora os atributos do solo e a produtividade. O objetivo deste trabalho é organizar agricultores e instituições para implantar o Controle de Tráfego na Fazendaem lavouras de milho e soja no sistema de cultivoPlantio Direto na região do Distrito Federal (DF) do Brasil. O projeto foi proposto na forma pré-competitiva, onde qualquer fabricante, instituição e agricultor poderia participar, de acordo com o seu interesse. Para facilitar a sua implementação o projeto foi dividido em três fases:I – realização dereuniões para definições dos participantes, áreas a serem implantadas, tratamentos, parâmetros a serem analisados e disponibilidade de máquinas; II - definição do arranjo das passadas, mapeamento das linhas de tráfego e alongamento do tubo de descarga das colhedoras; III - utilização de pneus de baixa pressão e alta flutuação, semiesteiras e esteiras de borracha como rodados dos tratores, colhedoras, pulverizadores e carretos graneleiros.O projeto piloto será implantadonuma gleba de 63 hectarescom Plantio Direto da fazenda Dom Bosco, em latossolo vermelho, localizada no município de Cristalina - Goiás, latitude 16°16'37.0" sul, longitude 47°27'25.2"oeste e altitude de 970 m comarranjo das passadas em múltiplos de 10 m. Os tratamentos consistirão de:1) (CTFS) CTF sem escarificação,2) (CTFE) com escarificação,3) (TALS) Tráfego aleatório sem escarificação e 4) (TALE) Tráfego aleatório com escarificação. Dentre as potencialidades encontradas para a implantação do CTF estão a não disponibilidade ou dificuldade de adaptação de máquinas, obtenção de sinal GPS acurado em tempo real e comunicação de dados entre máquinas de diferentes fabricantes.
Informações adicionais: Trabalho de conclusão de curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Agronomia e Medicina Veterinária, Curso de Agronomia, 2016.
Aparece na Coleção:Agronomia



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons