Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/14920
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2016_DaviPedrozaDeAraújoPinheiro.pdf725,39 kBAdobe PDFver/abrir
Título: A experimentação com Pfaffia glomerata no Distrito Federal
Autor(es): Pinheiro, Davi Pedroza de Araújo
Orientador(es): Vilela, Michelle Souza
Coorientador(es): Mattos, Jean Kleber de Abreu
Assunto: Raízes - cultivo
Ginseng
Data de apresentação: Jun-2016
Data de publicação: 4-Out-2016
Referência: PINHEIRO, Davi Pedroza de Araújo. A experimentação com Pfaffia glomerata no Distrito Federal. 2016. viii, 28 f. Trabalho de conclusão de curso (Bacharelado em Agronomia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2016.
Resumo: As raízes da espécie Pfaffia glomerata (Spreng.) Pedersen, pertencente à família Amaranthaceae, de natureza perene e de porte arbustivo, possuem enorme valor comercial, pois vêm sendo utilizadas como panaceia, ou “paratudo”. São consumidas na forma de medicamentos naturais, cosméticos, ou como suplementos alimentares. O objetivo deste presente trabalho foi compilar informações sobre a experimentação com a Pfaffia glomerata na área do Distrito Federal, formando um banco de dados que relate a pesquisa agronômica da espécie e a importância dos resultados obtidos até então, através destes trabalhos. Os experimentos realizados no âmbito do Distrito Federal, tiveram foco em quatro temas básicos que incluem as técnicas de propagação empregadas; na fitopatologia; na manutenção das coleções de acessos de Pfaffia glomerata e por fim na caracterização bioquímica via intercâmbio. As coleções de acessos citadas possibilitaram intercâmbio com instituições de pesquisa de diversos estados e até mesmo de outros países, ampliando os resultados mediante cooperação. Assim os resultados obtidos possibilitaram um importante acréscimo aos conhecimentos agronômicos sobre a cultura no Brasil. A experimentação da espécie, no Distrito Federal, está dentro de um período de vinte e quatro anos de atividades de pesquisa sobre Pfaffia glomerata, e resultou, até então, em quarenta e quatro trabalhos produzidos.
Informações adicionais: Trabalho de conclusão de curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Agronomia e Medicina Veterinária, 2016.
Aparece na Coleção:Agronomia



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons