Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/14894
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2016_PatriciaMelloMachado_tcc.pdf3,39 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Pesquisa viva e identidade docente na formação inicial do professor de artes visuais - um estudo autobiográfico
Autor(es): Machado, Patrícia Mello
Orientador(es): Fernández Méndez, María del Rosario Tatiana
Assunto: Arte - estudo e ensino
Professores de arte
Data de apresentação: 2016
Data de publicação: 3-Out-2016
Referência: MACHADO, Patrícia Mello. Pesquisa viva e identidade docente na formação inicial do professor de artes visuais - um estudo autobiográfico. 2016. 55 f., il. Trabalho de conclusão de curso (Licenciatura em Artes Plásticas)—Universidade de Brasília, Brasília, 2016.
Resumo: Em busca de soluções para conciliar aspectos conflitantes da minha identidade como professora de artes, me propus a recuperar minha história de vida e refazer os caminhos de construção da minha identidade artística e docente. Partindo de uma investigação autobiográfica, tentei problematizar impasses da minha formação, acadêmica e pessoal, e pensar na autobiografia e na a/r/tografia como elementos para uma formação inicial de professores de Artes Visuais. Afinal, como lidar com as lacunas em nossas identidades geradas pela fragmentação de nossos aprendizados e pela multiplicidade de papéis como artistas, educadores e pesquisadores? Diante da falta de experiência prática durante a faculdade, da falta de formação para a pesquisa e da falta de conexão entre os aprendizados pelos quais passamos, o nosso próprio processo de formação é um exercício criativo. É preciso pensar fora da caixa para refazer planos profissionais condizentes com a nossa identidade, com os nossos projetos de vida e com as necessidades da sociedade em que vivemos. A pesquisa tem um papel fundamental nessa busca, e estratégias a/r/tográficas e autobiográficas podem favorecer diálogos mais reais entre as práticas docente e artística, e renovar nossa identificação com a profissão.
Informações adicionais: Trabalho de conclusão de curso (graduação)—Universidade de Brasília, 2016.
Aparece na Coleção:Artes Plásticas



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons