Resumo: | O presente texto apresenta a reflexão sobre a experiência vivida em sala de aula, na
fase ainda de estágio, fazendo uso dos Jogos Teatrais como recurso pedagógico. Tem como objetivo demonstrar, através da descrição do processo pessoal, como o uso do método Jogos Teatrais altera a rotina, tornando a aula mais atraente e, nem por isso, sem seriedade. A metodologia utilizada envolverá observação sistemática e pesquisa experimental. Para tal, faço uma relação dos Jogos Teatrais com o ensino teórico, apenas pelo fato de o jogo ter o poder de nos obrigar a ter foco naquilo que estamos fazendo, tendo assim, como consequência, um aprendizado mais harmônico e envolvente. Antes de adentrar o mundo lúdico do jogo e, particularmente, do jogo teatral, abordo um posicionamento político acerca do teatro na pedagogia. A partir da análise percorrida a cada jogo selecionado, identifico o porquê daquele jogo, a experiência e o resultado – sempre baseada em diálogo com os alunos envolvidos. Por fim, concluo fazendo uma reflexão acerca do processo do ensino de teatro nas escolas brasileiras. A importância do esforço do docente em fazer algo diferente, com o foco voltado para a atenção do aluno em sala de aula. Observo os resultados dessa pesquisa experimental de como os jogos atraem o olhar, o interesse do aluno e como isto pode ser um diferencial para um ensino de mais qualidade. Escolhi experimentar esse universo por
acreditar que é um caminho que abre infinitas possibilidades para ministrar aulas de teatro ou não. |