Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/14890
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2016_PricilaTatianaAraujoLeite_tcc.pdf1,1 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Os jogos teatrais como recurso pedagógico: relato de experiência na Escola Parque 313/314 Sul
Autor(es): Leite, Pricila Tatiana Araújo
Orientador(es): Freitas Filho, José Fernando Marques de
Assunto: Artes cênicas - ensino
Teatro na educação
Jogos teatrais
Data de apresentação: 2016
Data de publicação: 3-Out-2016
Referência: LEITE, Pricila Tatiana Araújo. Os jogos teatrais como recurso pedagógico: relato de experiência na Escola Parque 313/314 Sul. 2016. 50 f., il. Trabalho de conclusão de curso (Licenciatura em Artes Cênicas)—Universidade de Brasília, Brasília, 2016.
Resumo: O presente texto apresenta a reflexão sobre a experiência vivida em sala de aula, na fase ainda de estágio, fazendo uso dos Jogos Teatrais como recurso pedagógico. Tem como objetivo demonstrar, através da descrição do processo pessoal, como o uso do método Jogos Teatrais altera a rotina, tornando a aula mais atraente e, nem por isso, sem seriedade. A metodologia utilizada envolverá observação sistemática e pesquisa experimental. Para tal, faço uma relação dos Jogos Teatrais com o ensino teórico, apenas pelo fato de o jogo ter o poder de nos obrigar a ter foco naquilo que estamos fazendo, tendo assim, como consequência, um aprendizado mais harmônico e envolvente. Antes de adentrar o mundo lúdico do jogo e, particularmente, do jogo teatral, abordo um posicionamento político acerca do teatro na pedagogia. A partir da análise percorrida a cada jogo selecionado, identifico o porquê daquele jogo, a experiência e o resultado – sempre baseada em diálogo com os alunos envolvidos. Por fim, concluo fazendo uma reflexão acerca do processo do ensino de teatro nas escolas brasileiras. A importância do esforço do docente em fazer algo diferente, com o foco voltado para a atenção do aluno em sala de aula. Observo os resultados dessa pesquisa experimental de como os jogos atraem o olhar, o interesse do aluno e como isto pode ser um diferencial para um ensino de mais qualidade. Escolhi experimentar esse universo por acreditar que é um caminho que abre infinitas possibilidades para ministrar aulas de teatro ou não.
Informações adicionais: Trabalho de conclusão de curso (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Departamento de Artes Cênicas, 2016.
Aparece na Coleção:Artes Cênicas



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons