Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/1486
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2009_MariaLuizaFernandesAraujo.pdf701,31 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Valor instrumental, suporte à transferência e impacto do treinamento no trabalho em cursos de especialização lato sensu
Autor(es): Araújo, Maria Luiza Fernandes
Orientador(es): Abbad, Gardênia da Silva
Assunto: Treinamento profissional
Transferência de aprendizagem
Qualificações profissionais
Formação profissional
Data de apresentação: Set-2009
Data de publicação: 10-Fev-2011
Referência: ARAÚJO, Maria Luiza Fernandes. Valor instrumental, suporte à transferência e impacto do treinamento no trabalho em cursos de especialização lato sensu. 2009. 55 f. Monografia (Especialização em Gestão de Pessoas)-Universidade de Brasília, Brasília, 2009.
Resumo: O presente estudo teve por objetivo principal investigar as percepções de impacto do treinamento no trabalho, suporte à transferência e valor instrumental de egressos em cursos de especialização lato sensu e analisar as possíveis relações existentes entre estes. O impacto do treinamento traduz os efeitos produzidos pelo evento instrucional nos níveis de desempenho, mas sabe-se que para que isso ocorra é necessário um conjunto de condições de apoio para que se consiga transferir o aprendizado para trabalho e também que o evento instrucional tenha um valor para o indivíduo, que esteja relacionado com resultados desejados, para que este se sinta motivado a aplicar o aprendizado. A pesquisa de caráter descritivo e prático utilizou-se de um instrumento de avaliação de impacto e de suporte à transferência e um instrumento de valor instrumental. A amostra da pesquisa foi de 39 egressos do Curso de Especialização em Gestão de Pessoas e do Curso de Gestão Organizacional. As análises descritivas demonstraram que os funcionários percebem a influência do curso em desempenhos genéricos; algumas vezes percebem ações organizacionais de suporte à transferência e; percebem o valor da especialização para alcance de objetivos pessoais e profissionais considerados importantes. As análises de correlação representaram que o impacto se correlaciona com instrumentalidade e com fatores situacionais de apoio. Outras correlações são entre fatores situacionais de apoio e conseqüências associadas ao uso das novas habilidades e valência e instrumentalidade. Os resultados confirmam os resultados de pesquisas anteriores que demonstram a relevância das condições contextuais do trabalho para garantir que os treinamentos proporcionados sejam efetivos e eficazes nas mudanças de desempenho. Além disso, verifica-se a importância de analisar os valores associados ao evento institucional para alcançar a efetividade do treinamento. Ao final do estudo, foram apresentadas suas limitações e recomendações acerca do tema.
Informações adicionais: Monografia (especialização)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Ciência da Informação e Documentação, 2009.
DOI: http://dx.doi.org/10.26512/2009.09.TCC.1486
Aparece na Coleção:Gestão de Pessoas



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.