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Título: A representação da mulher japonesa em Ki no Kawa, de Ariyoshi Sawako
Autor(es): Freitas, Larissa Salgues
Orientador(es): Fernandes, Gabriel de Oliveira
Assunto: Literatura japonesa
Mulheres - Japão
Data de apresentação: 2016
Data de publicação: 30-Set-2016
Referência: FREITAS, Larissa Salgues. A representação da mulher japonesa em Ki no Kawa, de Ariyoshi Sawako. 2016. 54 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Língua e Literatura Japonesa)—Universidade de Brasília, Brasília, 2016.
Resumo: Este trabalho tem como finalidade analisar a evolução da posição da mulher japonesa nos períodos em que se passa o romance Ki no Kawa (1959), de Ariyoshi Sawako, investigando como cada personagem da obra representa a mulher japonesa de sua época. A primeira personagem, Hana, representa a ryôsai kenbo, “boa esposa, mãe sábia”, ideal de mulher do período Meiji (1868-1912). A segunda personagem, Fumio, quando jovem, representa a mulher influenciada pela modernidade do período Taishô (1912-1926) e pelos movimentos feministas que se evidenciavam na época. A terceira personagem, Hanako, representa a mulher do período Showa (1926-1989), que passou pelas dificuldades da Segunda Guerra Mundial e viveu num período no qual as mulheres cada vez mais participavam da força de trabalho. A análise das personagens de Ki no Kawa mostra como a posição da mulher japonesa mudou através do tempo, porém, o ideal de ryôsai kenbo, representado pela personagem Hana, não desapareceu totalmente do Japão. Na atualidade, ainda existe a noção de que o lugar das mulheres é no lar, apesar de haver iniciativas do governo para incentivar as mulheres a entrarem e permanecerem no mercado de trabalho.
Abstract: This work seeks to analyze the evolution of Japanese women’s position throughout the periods in which the novel Ki no Kawa (1959), by Ariyoshi Sawako, takes place, investigating how each character of the work represents the Japanese woman of her time. The first character, Hana, represents the ryôsai kenbo, “good wife, wise mother”, Meiji period’s (1868-1912) ideal of a woman. The second character, Fumio, in her youth, represents the woman influenced by the modernity of the Taishô period (1912-1926) and by the feminist movements that were evident at the time. The third character, Hanako, represents the woman of the Showa period (1926-1989), which went through the hardships of World War II and lived in a time in which women increasingly participated in the labor force. The analysis of the characters in Ki no Kawa shows how the position of Japanese women has changed over time, however, the ideal of ryôsai kenbo, represented by the character Hana, did not entirely disappear from Japan. Today, there still exists the notion that the place of women is at home, although there are government initiatives to encourage women to enter and remain in the labor market.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Línguas Estrangeiras e Tradução, Licenciatura em Língua e Literatura Japonesa, 2016.
Aparece na Coleção:Letras - Japonês



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