Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/14848
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2015_SolaneCarvalhodeSouzaRamos_tcc.pdf1,75 MBAdobe PDFver/abrir
Registro completo
Campo Dublin CoreValorLíngua
dc.contributor.advisorCastro, Vera Marisa Pugliese de-
dc.contributor.authorRamos, Solane Carvalho de Souza-
dc.identifier.citationRAMOS, Solane Carvalho de Souza. A fotografia no ensino fundamental II: Colégio Estadual Coronel Ernesto Antonio de Araújo. 2015. 32 f, il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Artes Visuais)—Universidade Aberta do Brasil, Universidade de Brasília, Posse, 2015.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade Aberta do Brasil, Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Departamento de Artes Visuais, 2015.pt_BR
dc.description.abstractO presente trabalho aborda como a linguagem fotográfica tem contribuído para o ensino aprendizagem em Artes Visuais, contextualizando o cotidiano educacional com as metodologias aplicadas em sala de aula. A fotografia tem sido vista como mera ilustração que complementa os textos verbais, porém no processo educacional pode desempenhar um papel de renovação didática, facilitando a compreensão dos conteúdos pelos discentes. A escolha metodológica para essa investigação foram os três processos da proposta Triangular de Ana Mae Barbosa, com o propósito de realizar a análise das obras do fotógrafo Sebastião Salgado. Pretende-se apresentar nesse estudo uma problemática relacionada a questões sociais, salientando que, por meio da linguagem visual no ensino/aprendizagem em Artes Visuais é possível proporcionar a construção do conhecimento e estimular a capacidade cognitiva e criadora dos discentes.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleA fotografia no ensino fundamental II : Colégio Estadual Coronel Ernesto Antonio de Araújopt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciaturapt_BR
dc.date.accessioned2016-09-29T19:02:11Z-
dc.date.available2016-09-29T19:02:11Z-
dc.date.submitted2015-
dc.identifier.urihttp://bdm.unb.br/handle/10483/14848-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.subjectArte e fotografiapt_BR
dc.subjectFotografiapt_BR
dc.subjectArtes visuais - estudo e ensinopt_BR
dc.description.abstract1This paper discusses how the photographic language has contributed to the teaching and learning in Visual Arts, contextualizing the educational routine with the methodologies applied in classroom. The photograph has been seen as mere illustration that complements the verbal texts, but in educational process can play a didactic renewal role, facilitating the understanding of content by the students. The methodological choice for this research were the three Triangular proposal process Ana Mae Barbosa, in order to perform the analysis of the works of photographer Sebastião Salgado. Intended to present with this study, a problematic related to social issues , pointing out that , through the visual language teaching / learning in Visual Arts is possible to provide the construction of knowledge and stimulate cognitive and creative capacity of students.pt_BR
Aparece na Coleção:Artes Visuais



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons