Utilize este link para identificar ou citar este item: http://bdm.unb.br/handle/10483/14830
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2015_GabrielHenriqueSoaresDeMendonca_tcc.pdf742,83 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Realização das vogais postônicas finais na fala brasiliense : uma reflexão inicial
Autor(es): Mendonça, Gabriel Henrique Soares de
Orientador(es): Praça, Walkíria Neiva
Assunto: Língua portuguesa - português falado
Vogal postônica
Data de apresentação: 2015
Data de publicação: 28-Set-2016
Referência: MENDONÇA, Gabriel Henrique Soares de. Realização das vogais postônicas finais na fala brasiliense: uma reflexão inicial. 2015. 13 f., il. Trabalho de conclusão de curso (Licenciatura em Letras Português)—Universidade de Brasília, Brasília, 2015.
Resumo: Este trabalho reúne pesquisas sobre a vogal átona final no português falado em algumas regiões do Brasil com a intenção de propor uma reflexão inicial sobre a realização das vogais postônicas finais do português na fala do brasiliense. O comportamento dessas vogais ainda tem estudos escassos e pode ser tido como um indicador de mudança da língua. O quadro vocálico do português do Brasil apresenta uma característica de redução que resulta em um quadro mais simples de acordo com a tonicidade da palavra. Essa redução ainda apresenta flutuações em algumas regiões do Brasil e dentro da vasta diversidade do território brasileiro propomos o questionamento de como se dá esse fenômeno no português falado em Brasília.
Informações adicionais: Trabalho de conclusão de curso (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Linguística, Português e Línguas Clássicas, 2015.
Aparece na Coleção:Letras - Português



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons