Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/14804
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2015_SheylaMariadeAmorimAndradeMata_tcc.pdf1,26 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Manufatura de pigmentos naturais na turma do EJA de Santana do Paraíso
Autor(es): Mata, Sheyla Maria de Amorim Andrade
Orientador(es): Assis, Sissa Aneleh Batista de
Assunto: Artes visuais - estudo e ensino
Assunto: Arte
Pigmentos naturais
Data de apresentação: 2015
Data de publicação: 27-Set-2016
Referência: MATA, Sheyla Maria de Amorim Andrade. Manufatura de pigmentos naturais na turma do EJA de santana do paraíso. 2015. 45 f, il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Artes Visuais)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Ipatinga - MG, 2015.
Resumo: Este estudo é o resultado de uma pesquisa que investigou as possíveis mudanças nas aulas de artes, com a metodologia de oficinas de manufatura de pigmentos naturais, na turma da EJA, na Escola Estadual Albertino Ferreira Drumond, em Santana do Paraíso do Estado de Minas Gerais. O estudo expôs algumas informações iniciais para avaliação de um dos problemas mais comuns enfrentados nas aulas de artes: falta de material para práticas artísticas. Em busca de alternativas, a possível opção seria a captação e manufatura de pigmentos naturais. Aproveitando, desse modo, o meio ambiente e principalmente seus elementos naturais para a produção de tintas. O estudo nos mostra a integração da teoria e a prática e, os processos de manufatura dos pigmentos naturais, como o carvão e a têmpera. Descobriu-se que é possível aproveitar o que a natureza oferece sem causar nenhum prejuízo, e que a natureza contribui com diversos elementos para a arte. A oficina de manufatura dos pigmentos naturais possibilita o desenvolvimento de práticas artísticas e novas estratégias metodológicas de baixo custo para as escolas públicas. Conclui-se que a abordagem teórico-prática e as oficinas de manufatura dos pigmentos naturais facilitou o conhecimento e a prática artística dos alunos na educação de Artes Visuais.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade Aberta do Brasil, Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Departamento de Artes Visuais, 2015.
Aparece na Coleção:Artes Visuais



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons