Utilize este link para identificar ou citar este item: http://bdm.unb.br/handle/10483/14803
Título: Abordagem sociolinguística da apócope de /R/, /S/ E /N/ em contexto brasiliense-goiano
Autor(es): Lima, Jessé da Silva
Orientador(es): Rodrigues, Ulisdete Rodrigues de Sousa
Assunto: Sociolinguística
Variação linguística
Língua portuguesa - variação
Língua portuguesa - português falado
Data de apresentação: 2016
Referência: LIMA, Jessé da Silva. Abordagem sociolinguística da apócope de /R/, /S/ E /N/ em contexto brasiliense-goiano. 2016. 147 f., il. Trabalho de conclusão de curso (Licenciatura em Letras Português)—Universidade de Brasília, Brasília, 2016.
Resumo: O presente trabalho é um estudo sociolinguístico da apócope de /R/, /S/ e /N/ em codas finais, tendo como corpus algumas producões de indivíduos moradores de Goiás, Brasília e a região que fica em seu entorno. O objetivo é verificar o funcionamento desses três fenômenos de variação em textos orais e escritos, para auxiliar na interpretação do que favorece ou não a sua realização. Os dados foram colhidos através de entrevista pessoal e também de textos autorais dos informantes, para, em seguida, serem analisados e quantificados segundo a Teoria da Variação, da Sociolinguística Variacionista, proposta por Labov. Como base teórica, utilizo textos de Mollica (2003), Monteiro (2000), Mattoso Câmara (1999) e Bisol (1997), além das gramáticas de Bechara (2009), Coutinho (1975) e Bagno (2011). A conclusão encontrada é a de que as apócopes de /R/, /S/ e /N/ estão interligadas a fatores sociais e linguísticos dentro da sociedade e apresentam resultados diferentes, mas todas operam segundo o princípio da economia linguística, que visa facilitar a produção de vocábulos e expressões na língua.
Informações adicionais: Trabalho de conclusão de curso (graduação)—Universidade de Brasília, Departamento de Linguística, Português e Línguas Clássicas, 2016.
Aparece na Coleção:Letras - Português

Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2016_JessedaSilvaLima_tcc.pdf1.62 MBAdobe PDFver/abrir


Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons