Título: | Construção e desconstrução dos papéis de gênero em As Doze Cores do Vermelho |
Autor(es): | Machado, Camilla Ferreira |
Orientador(es): | Schwantes, Cíntia Carla Moreira |
Assunto: | Crítica literária Mulheres Mulheres - representações Mulheres na literatura Cunha, Helena Parente, 1929- |
Data de apresentação: | 2016 |
Data de publicação: | 26-Set-2016 |
Referência: | MACHADO, Camilla Ferreira. Construção e desconstrução dos papéis de gênero em As Doze Cores do Vermelho. 2016. 14 f. Monografia (Bacharelado em Letras Português)—Universidade de Brasília, Brasília, 2016. |
Resumo: | O romance As Doze Cores do Vermelho, publicado por Helena Parente Cunha, se traduz numa obra policromática, tecida em três tempos e três vozes que se entrelaçam para vocalizar as experiências de sua protagonista. O presente trabalho se objetiva numa análise e, para tal, se orienta pelos direcionamentos fornecidos pela Crítica Literária Feminista, encarregada de delinear e investigar os modos de representação e o papel da mulher na prática literária. Apresenta um breve panorama em torno do conceito de sujeito, especificamente o sujeito pós-moderno, múltiplo e fragmentado, e dos processos de fixação da identidade, intimamente ligados à configuração das relações de poder. Evidenciando como estes conceitos são construídos, especialmente no que toca à desigualdade em torno dos papéis de gênero e ao respaldo à inferiorização feminina, abre-se então espaço para, a
partir das vivências e angústias das personagens, refleti-los e desconstruí-los. |
Abstract: | The novel As Doze Cores do Vermelho, written by Helena Parente Cunha, translates itself into a polychromatic piece, woven in three times and three voices that interlace themselves to vocalize the experiences of its main character. The present work aims an analysis and, for it, utilizes the concepts provided by Feminist Literary Criticism, responsible for outlining and investigating the means of representation and roles of women in literary practice. We present a brief overview on the concept of subject, specifically the post-modern subject, multiple and fragmentary, and the identity
fixation procedures, deeply related to the settings of power relations. The demonstration of how these concepts are built, especially regarding inequality in gender roles and support to female inferiority, makes room to, from the experiences and anxieties of the characters, reflect and deconstruct them. |
Informações adicionais: | Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Teoria Literária e Literaturas, Monografia em Literatura, 2016. |
Aparece na Coleção: | Letras - Português
|