Título: | Dificuldade na aprendizagem da literatura no ensino médio |
Autor(es): | Bernardes, Amanda Pabline Paulino |
Orientador(es): | Silva, Francisca Oleniva Bezerra da |
Assunto: | Literatura brasileira Literatura brasileira - estudo e ensino Ensino médio Aprendizagem - dificuldades |
Data de apresentação: | 2015 |
Data de publicação: | 26-Set-2016 |
Referência: | BERNARDES, Amanda Pabline Paulino. Dificuldade na aprendizagem da literatura no ensino médio. 2015. 16 f. Monografia (Licenciatura em Letras Português)—Universidade de Brasília, Brasília, 2015. |
Resumo: | Este artigo analisa a presença de uma imensa dificuldade no ensino da
literatura, algo bastante notável no âmbito escolar e que pode ser salientada de várias
maneiras. Numa forma mais ampla, significa falta de leitura pelo fato dos alunos não
gostarem de ler. Entretanto denuncia-se a falta de eficiência do professor de literatura
no seu papel de estimulador do ato de ler, sendo que compete hoje ao ensino da
literatura a responsabilidade pela formação do aluno leitor. Nesse contexto
entendemos que esse trabalho foi levantar a literatura como patrimônio cultural da
humanidade, disciplina transdisciplinar, processo de humanização etc., no incentivo
de saber quais funções têm a literatura como disciplina, ao fornecer sua especificidade
no ensino médio. Dessa maneira o presente trabalho teve como objetivo analisar
como vem sendo orientado o ensino da literatura como disciplina, no intuito, de rever
as práticas e as propostas de ensino que giram em torno do sistema educacional
brasileiro. |
Abstract: | This article studies the presence of a crisis in the teaching of literature, something very
visible in the school and can be interpreted in several ways. In a broader sense, it
means lack of reading by the fact that the students do not like to read. Moreover
denounces the lack of efficiency of the literature teacher in their role of stimulating the
act of reading, as it competes today the teaching of literature responsibility for the
education of the student reader. Another important focus for this work was to identify
the representations of literature as cultural heritage of humanity, transdisciplinary
discipline, and etc. humanization process. Intending to find out which features have
the literature as a discipline , to gain their specificity in high school .Thus the present
study aimed to analyze how we are oriented teaching of literature as a discipline , in
order , to review the practices and teaching proposals that revolve around the Brazilian
educational system. |
Informações adicionais: | Monografia (graduação)— Universidade Aberta do Brasil, Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Linguística, Português e Línguas Clássicas, 2015. |
Aparece na Coleção: | Letras - Português
|