Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/14772
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2015_ElaineFerreiraGomesRockenbach_tcc.pdf627,41 kBAdobe PDFver/abrir
Título: A dialética do subúrbio : relações personagens - espaço em Marafa, de Marques Rebelo
Autor(es): Rockenbach, Elaine Ferreira Gomes
Orientador(es): Silva, Gislene Maria Barral Lima Felipe da
Assunto: Literatura brasileira
Rebelo, Marques, 1907 - 1973 (Pseudônimo literário)
Modernismo (Literatura)
Representações sociais
Data de apresentação: 7-Dez-2015
Data de publicação: 26-Set-2016
Referência: ROCKENBACH, Elaine Ferreira Gomes. A dialética do subúrbio: relações personagens - espaço em Marafa, de Marques Rebelo. 2015. 45 f. Monografia (Licenciatura em Letras Português)—Universidade de Brasília, Brasília, 2015.
Resumo: Marques Rebelo cria uma representação de espaço que permeia todas as suas obras desde Oscarina, retratando cenas do cotidiano suburbano do Rio de Janeiro da década de 1930, em contraste com os cenários usualmente descritos por outros romancistas, o que torna seu trabalho uma obra ímpar do Modernismo brasileiro. É nesse recorte social que os personagens, representantes das classes populares como prostitutas, malandros, imigrantes e trabalhadores, transitam entre viver sob os princípios que regem a sociedade e agir de acordo com seus próprios anseios, ainda que contra as normas sociais, cruzando o polo da ordem e da desordem. Assim, este trabalho tem como objetivo analisar, mediante pesquisa bibliográfica, alguns aspectos da representação do espaço no romance Marafa e como essa construção permite e justifica a existência de seus personagens, bem com a maneira que delineia seus destinos.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Teoria Literária e Literaturas, Curso de Graduação em Letras, 2015.
Aparece na Coleção:Letras - Português



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons