Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/14771
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2016_MarianaMelloLombardi_tcc.pdf743,31 kBAdobe PDFver/abrir
Título: A batalha das escadas : um debate sobre ideologia e neutralidade
Autor(es): Lombardi, Mariana Mello
Orientador(es): Guimarães, Johnatan Razen Ferreira
Assunto: Facebook (Rede social on-line)
Ideologia
Democracia deliberativa
Pluralismo social
Violência social
Mouffe, Chantal, 1943-
Zizek, Slavoj, 1949-
Laclau, Ernesto, 1935-2014
Data de apresentação: 25-Ago-2016
Data de publicação: 26-Set-2016
Referência: LOMBARDI, Mariana Mello. A batalha das escadas: um debate sobre ideologia e neutralidade. 2016. 53 f., il. Monografia (Bacharelado em Direito)—Universidade de Brasília, Brasília, 2016.
Resumo: A presente monografia tem o objetivo de realizar uma análise crítica a respeito de comentários em discussão realizada no facebook a respeito de uma intervenção realizada pela então chapa concorrente ao Centro Acadêmico da Faculdade de Direito da UnB. Para tanto, o primeiro capítulo contará com a contextualização da trajetória das gestões do referido CA, etapa na qual a teoria de Chantal Mouffe será essencial para o desenvolvimento do conceito de democracia que melhor se encaixa no contexto. Nesse momento, a crítica da autora ao modelo deliberativo de democracia, assim como o desenvolvimento dos conceitos de “hegemonia” e de “pluralismo” desenvolvidos por ela em conjunto com Ernesto Laclau se mostram imprescindíveis para a etapa que se segue, qual seja, a análise dos comentários. A partir daí, noções como “neutralidade”, “legalidade”, “ideologias” e “representatividade”, categorias utilizadas nos argumentos em estudo, serão destrinchadas, levando em conta noções de “luta por representatividade”, de Axel Honneth e de “violência”, de Slavoj Zizek.
Resumén: Esta tesis tiene como objetivo hacer un análisis crítico acerca de los comentários en un debate celebrado en facebook sobre una intervención realizada por el entonces competidor al Centro Académico de la Facultad de Derecho de la Universidad de Brasilia. Por lo tanto, el primer capítulo tendrá el contexto de la trayectoria de dichas administraciones del CA, etapa en la cual la teoría de Chantal Mouffe será esencial para el desarrollo del concepto de democracia que mejor se adapte al contexto. En ese momento, la crítica de la autora al modelo deliberativo de la democracia, y el desarrollo de los conceptos de "hegemonía" y de "pluralismo", desarrollada por ella junto a Ernesto Laclau, son esenciales para el paso que sigue, a saber, el análisis de los comentarios. A partir de ahí, las nociones tales como las categorías de "representación", "neutralidad", "legalidad", "ideologías", utilizadas en las categorias estudiadas, serán destrinchadas, teniendo en cuenta las nociones de "lucha por la representación", de Axel Honneth, y "violencia" de Slavoj Zizek.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Direito, Curso de graduação em Direito, 2016.
Aparece na Coleção:Direito



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons