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Título: Uma análise crítica de Caminhos Cruzados, de Érico Veríssimo : a técnica narrativa do contraponto
Autor(es): Cordeiro, Jorge Pimenta
Orientador(es): Silva, Gislene Maria Barral Lima Felipe da
Assunto: Análise literária
Veríssimo, Érico, 1905 - 1975
Literatura brasileira
Representações sociais
Grupos sociais
Data de apresentação: 2015
Data de publicação: 26-Set-2016
Referência: CORDEIRO, Jorge Pimenta. Uma análise crítica de Caminhos Cruzados, de Érico Veríssimo: a técnica narrativa do contraponto. 2015. 68 f. Monografia (Licenciatura em Letras Português)—Universidade de Brasília, Brasília, 2015.
Resumo: A presente monografia analisa o enredo do romance Caminhos Cruzados, do escritor gaúcho Erico Verissimo, que é elaborado por meio da técnica narrativa do contraponto, além de se ater à crítica literária referente às características da obra. A história contada na trama foi influenciada pelo livro Point Counterpoint – Contraponto – do escritor inglês Aldous Huxley como julgam alguns críticos da literatura brasileira. Nesse romance, o núcleo de trabalhadores urbanos, procedentes das camadas médias da sociedade, é formado por personagens bastante diversos, cujas histórias, embora se entrecruzem, não conduzem a laços que proporcionem um elo solidário. O universo das camadas médias urbanas retratado no livro é constituído por um grupo de personagens em que há indivíduos competitivos e individualistas que, apesar de vivenciarem situações capazes de aproximá-los, tais como o desemprego e as dificuldades financeiras, não permitem que haja nenhum vínculo homogêneo entre si. O romance é dividido em cinco capítulos, correspondentes a cinco dias da semana, de maneira que tende a propor ao leitor uma percepção de como os personagens vivem os seus dramas cotidianos dentro de um período equivalente a um dia de cada vez. A narrativa do romance inicia e termina na consciência de um personagem – o professor Clarimundo Roxo. Além do mais, o texto é descrito por meio de uma reflexão teórica a respeito do contexto sócio-histórico referente à cidade de Porto Alegre durante o período da década de 1930 e da exposição de aspectos realistas que formam um todo coerente relacionado à organização do enredo que se manifesta no romance. Considerando os aspectos apresentados, há, neste texto, uma descrição plausível realizada no espaço que envolve a crítica literária referente não apenas ao enredo do livro, mas, principalmente, a respeito da descentralização dos personagens que fazem parte da prosa urbana representada por meio do romance social Caminhos Cruzados, tendo em vista as técnicas narrativas, tais como o contraponto anglo-saxônico. Por fim, há uma abordagem cujo fundamento crítico faz menção à observação e à expressão da realidade social predominante nas três primeiras décadas do início do século XX, que se encontra envolvida no contexto da história do livro, levando-se em conta questões como o regionalismo, a crítica social e a atitude humanista do autor. Essas surpreendentes questões se apresentam de maneira coerente como elementos que favorecem o desenvolvimento do romance social que, através da criação literária e da narrativa realista discutidas a respeito do romance Caminhos Cruzados, tem a tendência de relacionar o mundo real com o mundo imaginário por meio da denominada mímese traçada pelo escritor Erico Verissimo para essa obra literária.
Abstract: This monograph analyzes the plot of the novel Caminhos Cruzados, by the writer from Rio Grande do Sul Erico Verissimo, which is constructed by the narrative technique of counterpoint, as well as the literary criticism related to the characteristics of the work. According to some critics of Brazilian literature, the story told in the plot was influenced by the book Point Counterpoint – Contraponto, in Portuguese – of the English writer Aldous Huxley. In that novel, the nucleus formed by urban workers, came from the middle class of society, is composed by so different characters, whose histories, although interwoven, don’t lead to bonds that offer a solitary link. The universe of urban middle class drawn in the book is based on a group of characters in which there are competitive and individualists people who, even though living situations capable to bring them together, as unemployment and financial crisis, they do not allow a homogeneous bond between them. The book has five chapters, each one of them refers to each of the five days of the week – from Saturday to Wednesday –, in such a way it suggests to the reader a sense about how characters live, one day at a time, their ordinary dramas. The plot of the novel starts and ends inside teacher Clarimundo Roxo’s mind – a character of the book. In addition, the text is described by a theory reflection about Porto Alegre social-historical context of 1930’s and about realistic features exposition, which creates a coherent whole related with the script organization of the novel. Considering the peculiarities shown, there is, in this text, a description provided in the space which involves the literary critic not only about the plot of the book, but also and mainly, about character’s decentralization, which is part of the urban prose represented by the social romance Caminhos Cruzados, taking into perspective the narrative techniques as the Anglo-Saxon counterpoint. Finally, there is a perspective which critical bases refer to the social reality observation and expression of the three first twentieth century decades, that is involved in the context of book plot. Subjects like regionalism, social critic and the humanist behavior of the author are considered as topics presented in a coherent way, like elements which facilitates the development of the social romance. Considering the literary creation and realist narrative discussed in relation to Caminhos Cruzados, social novel tends to link real world with fantastic world through the mimesis articulated by Erico Verissimo to that literary work.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Teoria e Literária e Literaturas, Curso de Graduação em Letras Português, 2015.
Aparece na Coleção:Letras - Português



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