Utilize este link para identificar ou citar este item: http://bdm.unb.br/handle/10483/14755
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2015_MarcelodosSantosAzevedo.pdf12,33 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Interdisciplinaridade em questões do ENEM de 2009 a 2015 da área de Ciências da Natureza
Autor(es): Azevedo, Marcelo dos Santos
Orientador(es): Santos, Wildson Luiz Pereira dos
Coorientador(es): Strieder, Roseline Beatriz
Assunto: Avaliação educacional - ensino médio
Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM)
Interdisciplinaridade
Data de apresentação: 2015
Data de publicação: 26-Set-2016
Referência: AZEVEDO, Marcelo dos Santos. Interdisciplinaridade em questões do ENEM de 2009 a 2015 da área de Ciências da Natureza. 2015. iv, 141 f., il. Trabalho de conclusão de curso (Licenciatura em Química)—Universidade de Brasília, Brasília, 2016.
Resumo: Este é um estudo de proposta qualitativa, que teve por objetivo identificar as questões do ENEM da área de Ciências da Natureza (CN) referentes à disciplina de Química e analisar em que medida apresentam indicadores de caráter de interdisciplinaridade. Ainda que esse conceito seja polissêmico, há um consenso sobre a necessidade de fazer com que as diferentes áreas do conhecimento dialoguem entre si. Espera-se, com isso, superar a fragmentação e desarticulação dos saberes. Essa análise torna-se importante, pois contribui para melhor delimitar possíveis espaços para sua inserção na educação básica. Procurou-se a partir da proposta de entendimento do suporte epistemológico para a compreensão do tema. Como procedimento investigativo buscou perspectiva da análise de conteúdo de para a categorização das questões.
Informações adicionais: Trabalho de conclusão de curso (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Química, 2015.
Aparece na Coleção:Química



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons