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https://bdm.unb.br/handle/10483/14744
Título: | Interferências fonético-fonológicas do espanhol no discurso de hispanofalantes aprendizes de português |
Autor(es): | Santos, João Paulo Araujo dos |
Orientador(es): | Chacon, Thiago Costa |
Assunto: | Língua portuguesa - estudo e ensino Fonética Língua portuguesa - fonologia Língua espanhola |
Data de apresentação: | 2016 |
Data de publicação: | 22-Set-2016 |
Referência: | SANTOS, João Paulo Araujo dos. Interferências fonético-fonológicas do espanhol no discurso de hispanofalantes aprendizes de português. 2016. 44 f., il. Trabalho de conclusão de curso (Licenciatura em Letras Português)—Universidade de Brasília, Brasília, 2016. |
Resumo: | A presente pesquisa tem como objetivo fazer uma análise contrastiva de alguns aspectos fonético-fonológicos do português e do espanhol, considerando-se os sons do português brasileiro produzidos por aprendizes falantes de espanhol como língua materna. O estudo buscou identificar as principais dificuldades dos participantes da pesquisa na produção dos sons do português e analisou especificamente a produção das vogais abertas, som de [z] e das vogais nasais em diferentes contextos fonológicos. As conclusões obtidas foram as seguintes: as interferências ocorreram em maior e menor grau a depender do grau de interlíngua do participante, ambos tenderam a pronunciar as vogais abertas como fechadas, as dificuldades na produção de [z] se deram de acordo com o nível de interlíngua do participante, e ambos apresentaram interferências na produção das vogais nasais. |
Abstract: | This research aims to make a contrastive analysis of some phonetic-phonological aspects of Portuguese and Spanish, considering the sounds of Brazilian Portuguese produced by learners of Spanish as a first language. The study sought to identify the main difficulties of the survey participants in producing the sounds of Portuguese and specifically analyzed the production of open vowels, [z] sound and nasal vowels in different phonological contexts. The conclusions reached were: the interferences occurred in greater and lesser degree depending on the participant's level of Interlanguage, both tended to pronounce the open vowels as closed, the difficulties in the production of the [z] sound were given according to the participant's level of interlanguage, and both showed interferences in the production of nasal vowels. |
Informações adicionais: | Trabalho de conclusão de curso (graduação)—Universidade De Brasília, Departamento de Linguística, Português e Línguas Clássicas, 2016. |
Aparece na Coleção: | Letras - Português
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