Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/1472
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2009_AdamLuizAlvesBarra.pdf1,76 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Compatibilidade do regime jurídico do concurso público federal com a seleção de servidores por competências
Autor(es): Barra, Adam Luiz Alves
Orientador(es): Meneses, Pedro Paulo Murce
Assunto: Gestão por competências
Pessoal - seleção e admissão
Serviço público - concursos
Serviço público - administração de pessoal
Data de apresentação: 2009
Data de publicação: 9-Fev-2011
Referência: BARRA, Adam Luiz Alves. Compatibilidade do regime jurídico do concurso público federal com a seleção de servidores por competências. 2009. 114 f. Monografia (Especialização em Gestão de Pessoas)-Universidade de Brasília, Brasília, 2009.
Resumo: O presente estudo monográfico discute o uso da entrevista comportamental, um instrumento de seleção por competências, no atual regime jurídico do concurso público federal brasileiro. Buscou-se, a partir da análise da seleção de servidores por competência prevista legalmente na República Dominicana, verificar se um dos instrumentos de seleção utilizados por esse país é compatível com as normas e princípios que regem o concurso público federal. A pesquisa realizada foi de caráter documental, sendo os dados coletados submetidos à categorização e interpretação por meio da análise de conteúdo proposta por Bardin (2009). Os resultados obtidos indicaram que a utilização da entrevista comportamental em concursos públicos federais é juridicamente viável, não podendo ser igualada aos exames psicotécnicos, que aferem a aptidão mental do candidato, têm caráter exclusivamente eliminatório e constituem um requisito específico para a investidura em alguns cargos públicos.
Informações adicionais: Monografia (especialização)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Ciência da Informação e Documentação, 2009.
DOI: http://dx.doi.org/10.26512/2009.TCC.1472
Aparece na Coleção:Gestão de Pessoas



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.