Utilize este link para identificar ou citar este item: http://bdm.unb.br/handle/10483/14711
Título: Estratégia de coleta de dados com membros da comunidade surda como desafio para construção de tecnologias assistivas : análise de intervenções com questionários, entrevistas e grupos focais
Autor(es): Moreira, Jonathan Rosa
Orientador(es): Feijó, Glauco Vaz
Assunto: Acessibilidade
Educação especial
Surdos - educação
Data de apresentação: Nov-2015
Referência: MOREIRA, Jonathan Rosa. Estratégia de coleta de dados com membros da comunidade surda como desafio para construção de tecnologias assistivas: análise de intervenções com questionários, entrevistas e grupos focais. 2015. 36 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Educação em e para os Direitos Humanos no Contexto da Diversidade Cultural)—Universidade de Brasília, Brasília, 2015.
Resumo: Este estudo tem o objetivo de apresentar estratégia metodológica eficaz de coleta de dados junto aos membros da comunidade surda, de modo a subsidiar o levantamento de requisitos para desenvolvedores de tecnologias assistivas. Para tanto, foram mediadas três intervenções distintas, com a utilização das técnicas de questionário, entrevista e grupo focal, considerando um mesmo grupo de surdos composto por estudantes da educação básica da Escola Bilíngue e Português Escrito de Taguatinga, Distrito Federal. Após a condução das intervenções, percebeu-se que quando uma equipe de desenvolvimento de software tiver a necessidade de levantar requisitos junto aos membros da comunidade surda, é razoável indicar que seja utilizada da técnica de grupo focal, mesmo esta não sendo tão comum para a área de Tecnologia da Informação e Comunicação.
Abstract: This study aims to present an effective methodological strategy for data collecting with members of deaf community in order to support the requirements gathering for developers of assistive technologies. Then, three different interventions were performed using survey, interviews and focus group techniques, considering the same group of deaf students of basic educations at Bilingual and Written Portuguese School, in Taguatinga, Distrito Federal. After conducting the interventions, it was found that when a software development team have the need to raise requirements with members of deaf community, it is reasonable to indicate the use of focus group technique, even this not as common for Information and Communication Technology area.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (especialização)—Universidade de Brasília, Instituto de Psicologia, Curso de Especialização em Educação em e para os Direitos Humanos, no contexto da Diversidade Cultural, 2015.
Aparece na Coleção:Educação em e para os Direitos Humanos, no contexto da Diversidade Cultural

Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2015_JonathanRosaMoreira_tcc.pdf1.28 MBAdobe PDFver/abrir


Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons