Utilize este link para identificar ou citar este item: http://bdm.unb.br/handle/10483/14710
Título: Intolerância religiosa diante da questão homoafetiva : o caso do CED PAD-DF
Autor(es): Werneck, Fernamara Saunier de Alcântara
Orientador(es): Sousa, Nair Heloisa Bicalho de
Assunto: Intolerância religiosa
Homoafetividade
Liberdade religiosa
Discriminação na educação
Data de apresentação: 14-Out-2015
Referência: WERNECK, Fernamara Saunier de Alcântara. Intolerância religiosa diante da questão homoafetiva: o caso do CED PAD-DF.2015. 33 f., il. Monografia (Especialização em Educação em e para os Direitos Humanos no Contexto da Diversidade Cultural)—Universidade de Brasília, Brasília, 2015.
Resumo: A presente monografia tem como finalidade pesquisar a intolerãncia religiosa diante da questão homoafetiva e sua relação no contexto escolar, tendo como base a avaliação das dificuldades dos alunos do ensino fundamental e médio da modalidade EJA da escola rural Centro Educacional do Programa de Assentamento Dirigido do Distrito Federal - CED PAD-DF em tolerarem as suas diferenças religiosas. Neste sentido, discute o tema com base em alguns autores: Cesar (2013); Gimenes (2000); Mott (2003) e Foucault (1976). Reflete, também, sobre as ações que deverão ser implementadas pela escola e pelos professores, propondo oficinas (1. Direitos Humanos; 2. Religião e Homoafetividade) para auxiliar na mudança das discussões entre os dicentes no sentido de alcançar um aprendizado crítico reflexivo sobre o tema. Nesta perspectiva, a pergunta central da pesquisa é a seguinte: o que faz o Centro Educacional do Programa de Assentamento Dirigido do Distrito Federal - CED PAD-DF para avaliar as dificuldades dos alunos em relação à tolerância das diferenças religiosas e para promover a educação em direitos humanos? O CED PAD-DF foi escolhido para um estudo de caso, mais especificamente, a turma do 9º ano do ensino fundamental da EJA, na qual foi detectado um problema de preconceito e onde se pretende dar início ao aprendizado proposto pelo nosso projeto, na perspectiva de que assim essa turma possa servir de exemplo para as demais do CED PAD-DF, ajudando a valorizar as diversidades, numa lógica de integração, convivência e respeito pelos outros.
Informações adicionais: Monografia (especialização)—Universidade de Brasília, Instituto de Psicologia, Curso de Especialização em Educação em e para os Direitos Humanos, no contexto da Diversidade Cultural, 2015.
Aparece na Coleção:Educação em e para os Direitos Humanos, no contexto da Diversidade Cultural

Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2015_FernamaraSaunierdeAlcantaraWerneck_tcc.pdf670.07 kBAdobe PDFver/abrir


Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons