Resumo: | A Constituição Federal e a LDB estabelecem novos fundamentos e estratégias para a organização e a gestão dos sistemas de ensino para as práticas do cotidiano escolar. Assim, entre os fundamentos da gestão democrática do ensino público, a LDB destaca a autonomia dos sistemas de ensino e de suas escolas. E como estratégias privilegiadas de gestão democrática são instituídas os conselhos de educação nos sistemas de ensino, e na gestão das escolas os conselhos escolares, sempre com a participação da comunidade. Dessa maneira, a gestão democrática da educação representa, ao mesmo tempo, impessoalidade e transparência, autonomia e participação, liderança e trabalho coletivo, representatividade e competência. Na defesa da gestão democrática e da autonomia da escola, é importante assegurar o desenvolvimento da formação plena dos alunos. A gestão democrática pressupõe a criação de mecanismo concreto de participação e de autonomia da escola e, ainda, o respeito aos diferentes atores da escola e suas manifestações e formas de organização. Ao promover a participação dos alunos, promovemos, também, a formação de sujeitos do conhecimento, ativos e envolvidos em dar sentido à sua vida, às suas experiências e relações sociais. Desse modo, a equipe gestora deve contribuir para a criação de espaços de participação dos alunos no cotidiano escolar. A atuação do gestor escolar é complexa abrange planejamento, direção, coordenação, mediação, monitoramento e avaliação das ações internas da escola e sua relação com a comunidade, além de sua articulação com setores oficiais da gestão educacional, para garantir à efetividade das ações educacional a promoção, a promoção da aprendizagem e formação dos alunos. O Projeto Político Pedagógico (PPP) tem como propósitos os aspectos teóricos e metodológicos, tais como: o perfil da comunidade escolar, a gestão das políticas, os processos de práticas educativas, a organização curricular e didático-pedagógica, a composição das instalações, a infraestrutura de serviços e a avaliação institucional. Refletir sobre o Projeto Político Pedagógico (PPP) com a comunidade escolar representou resgatar o sentido do fazer pedagógico da escola, por meio da ressignificação de cada profissional e a importância do papel de cada ser seja individualmente ou coletivamente envolvido no processo educacional. |