Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/14704
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2015_JonatasAlexandreLimadeOliveira_tcc.pdf949,58 kBAdobe PDFver/abrir
Registro completo
Campo Dublin CoreValorLíngua
dc.contributor.advisorBarroso, Eloísa Pereira-
dc.contributor.authorOliveira, Jonatas Alexandre Lima de-
dc.identifier.citationOLIVEIRA, Jonatas Alexandre Lima de. A religiosidade africana nos livros didáticos: um direito a ser conquistado. 2015. 48 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Educação em e para os Direitos Humanos no Contexto da Diversidade Cultural)—Universidade de Brasília, Brasília, 2015.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (especialização)—Universidade de Brasília, Instituto de Psicologia, Curso de Especialização em Educação em e para os Direitos Humanos, no contexto da Diversidade Cultural, 2015.pt_BR
dc.description.abstractEste trabalho visa diagnosticar a existência das religiões de matrizes africanas nos livros didáticos de história para o Ensino Médio. Para tal, serão realizadas análises qualitativas e quantitativas de seis coleções de livros didáticos de história utilizados em 2015. Em decorrência da apreciação, ocorrerá a análise, com base na teoria de Pierre Bourdieu, sobre a violência simbólica na produção de conteúdos históricos e na relação pedagógica professor aluno, assim como a aplicabilidade de seu conceito de campo. Ao final, será desenvolvido um projeto de intervenção escolar com o Ensino Médio voltado para o estudo das religiões de matrizes africanas com o intuito de propor orientações para uma possível solução para a falta de conteúdos sobre religiões de matrizes africanas nos livros didáticos de história para o Ensino Médio.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleA religiosidade africana nos livros didáticos : um direito a ser conquistadopt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Especializaçãopt_BR
dc.date.accessioned2016-09-21T10:40:51Z-
dc.date.available2016-09-21T10:40:51Z-
dc.date.submitted2015-12-
dc.identifier.urihttp://bdm.unb.br/handle/10483/14704-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.subjectCultura afro-brasileirapt_BR
dc.subjectLivros didáticospt_BR
dc.subjectReligiosidadept_BR
dc.subjectEnsino médiopt_BR
dc.description.abstract1This study aims to diagnose the existence of African root religions in history textbooks for High School. In order to do this, it will be conducted qualitative and quantitative analysis of six history books collections used by students in 2015. As a result of this examination, it will be developed an analysis, based on Pierre Bourdieu's theory of symbolic violence in the production of historical contents and the pedagogical relationship between teacher and student, as well as the applicability of his field concept. At last,it will be developed a school intervention project with high school students oriented to african root religions study in history textbooks for High School.pt_BR
Aparece na Coleção:Educação em e para os Direitos Humanos, no contexto da Diversidade Cultural



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons