Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/14692
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2016_SofiaSalustianoBotelho_tcc.pdf395,29 kBAdobe PDFver/abrir
Título: O poema, a pátria, a casa : poesia e história em o Nome das Coisas, de Sophia de Mello Breyner Andresen
Autor(es): Botelho, Sofia Salustiano
Orientador(es): Bergamo, Edvaldo
Assunto: Andresen, Sophia de Mello Breyner, 1919 - 2004
Poesia
Poesia lírica
Data de apresentação: 2016
Data de publicação: 20-Set-2016
Referência: BOTELHO, Sofia Salustiano. O poema, a pátria, a casa: poesia e história em o Nome das Coisas, de Sophia de Mello Breyner Andresen. 2016. 43 f. Monografia (Bacharelado em Letras Português)—Universidade de Brasília, Brasília, 2016.
Resumo: Este trabalho assinala como a interlocução entre poesia e história realiza-se na gênese da lírica e de que maneira tal vínculo apresenta-se na estrutura temática e formal da expressão poética e no diálogo com a tradição. Procura-se afirmar a imprescindibilidade da interação entre palavra e realidade para a criação lírica, tendo como objeto de estudo a obra O Nome das Coisas, de Sophia de Mello Breyner Andresen, escritora preocupada em articular projeto político e projeto estético. Por intermédio do levantamento bibliográfico da teoria da lírica, das investigações acerca da relação entre poesia e história, das características que definem a modernidade e a contemporaneidade e do panorama da lírica portuguesa contemporânea na segunda metade do século XX, apresenta-se uma análise dos poemas de O Nome das Coisas, de forma a identificar a dinâmica entre poesia e história na lírica e, por fim, reconhecer o poder revolucionário da palavra.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Teoria Literária e Literaturas, Bacharelado em Letras - Língua Portuguesa e Respectiva Literatura, Monografia em Literatura, 2016.
Aparece na Coleção:Letras - Português



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons