Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/14691
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2015_AngelicaMonteiroSoaresPires_tcc.pdf547,75 kBAdobe PDFver/abrir
Registro completo
Campo Dublin CoreValorLíngua
dc.contributor.advisorBarbosa, Fabiany Glaura Alencar e-
dc.contributor.authorPires, Angélica Monteiro Soares-
dc.identifier.citationPIRES, Angélica Monteiro Soares. Assistência estudantil como garantia do direito à educação: ações de uma equipe interdisciplinar que promovem o acesso, permanência e formação dos estudantes de ensino técnico e superior. 2015. 37 f. Monografia (Especialização em Educação em e para os Direitos Humanos no Contexto da Diversidade Cultural)—Universidade de Brasília, Brasília, 2015.pt_BR
dc.descriptionMonografia (especialização)—Universidade de Brasília,Instituto de Psicologia, Curso de Especialização em Educação em e para os Direitos Humanos no Contexto da Diversidade Cultural, 2015pt_BR
dc.description.abstractConsiderando que a assistência estudantil surge de uma integração entre duas políticas públicas (educação e assistência social) garantidas pelo Estado, por meio da Constituição Federal de 1988, é possível percebê-la como fundamental para promover o acesso, a permanência e o êxito na formação dos estudantes de ensino técnico e superior, além de minimizar o percentual de reprovações e evasão escolar. Nesse sentido, o presente trabalho tem como objetivo conhecer as percepções a respeito do tema dos diversos profissionais atuantes neste processo, para conscientizá-los da importância de uma operacionalização eficaz para alcançar as metas do Programa Nacional de Assistência Estudantil. Para isso, foram estabelecidas as relações entre a assistência estudantil e a educação, bem como a assistência social e os Direitos Humanos, visando reconhecer este programa como essencial para a identificação dos sujeitos marginalizados como cidadãos de direitos. Por meio de questionários aplicados às equipes responsáveis pela assistência estudantil do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Brasília (IFB), foi possível analisar que existem muitas discordâncias entre os profissionais a respeito dos assuntos desta pesquisa e, devido a isso, muitas ações não são realizadas de maneira efetiva para conquistar o objetivo de formação integral do estudante. Apesar desses conflitos de pensamentos, os participantes demonstraram interesse em alterar as suas condutas para que as equipes atuem com interdisciplinaridade e os estudantes tenham êxito em seus cursos. Diante desse quadro, foi proposto que as equipes sejam mais ativas na participação em fóruns e conferências que debatem e deliberam sobre a assistência estudantil, para que em seus cotidianos, reflitam a respeito das ações necessárias para a transformação de realidades dos estudantes beneficiados. Trazendo possíveis mudanças, propõe-se que o trabalho realizado pelas equipes do grupo pesquisado seja socializado e utilizado como padrão para todas as unidades do IFB e para os outros Institutos Federais Brasileiros.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordAssistência estudantilpt_BR
dc.subject.keywordAssistência socialpt_BR
dc.subject.keywordEducação-
dc.titleAssistência estudantil como garantia do direito à educação : ações de uma equipe interdisciplinar que promovem o acesso, permanência e formação dos estudantes de ensino técnico e superiorpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Especializaçãopt_BR
dc.date.accessioned2016-09-20T17:37:38Z-
dc.date.available2016-09-20T17:37:38Z-
dc.date.submitted2015-
dc.identifier.urihttp://bdm.unb.br/handle/10483/14691-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.description.abstract1Considering that the student assistance comes from an integration of two public policies (education and social care) guaranteed by the state through the Federal Constitution of 1988, it can be seen as essential to promote access, permanence and success in training students of technical and higher education, while minimizing the percentage of failures and truancy. In this sense, this study aims knowing the perceptions about the theme of several active professionals in this process, to make them aware of the importance of effective implementation to achieve the goals of the National Student Assistance Program. For this, relations were established between the student assistance and education, as well as social welfare and human rights, in order to recognize this program as essential to identify the marginalized people as citizens of rights. Through questionnaires which were given to the responsible teams for student assistance from the Federal Institute of Education, Science and Brasilia Technology (IFB), it could be analyzed that there are many disagreements between professionals about the topics of this research, and because of this, many actions are not carried out effectively to achieve the goal of integral formation of the student. Despite these conflicting thoughts, participants expressed interest in changing their behavior so teams can operate with interdisciplinary and students can have success in their courses. Facing this situation, it was proposed that teams become more active in participating in forums and conferences that discuss and deliberate about the student assistance, so that in their daily lives, they think about the actions that are necessary for transforming realities of benefit students. Bringing possible changes, it is proposed that the work done by the teams of the researched group is socialized and used as a standard for all units of the IFB and others Brazilian Federal Institutes.pt_BR
Aparece na Coleção:Educação em e para os Direitos Humanos, no contexto da Diversidade Cultural



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons