Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/14681
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2016_AmandaBrasildeCarvalho_tcc.pdf1,09 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Democracia em conferências para as mulheres : um estudo de caso sobre a 4ª Conferência Distrital de Políticas para as Mulheres
Autor(es): Carvalho, Amanda Brasil de
Orientador(es): Freitas, Christiana Soares de
Assunto: Direitos das mulheres
Mulheres - condições sociais
Data de apresentação: 24-Jun-2016
Data de publicação: 20-Set-2016
Referência: CARVALHO, Amanda Brasil de. Democracia em conferências para as mulheres: um estudo de caso sobre a 4ª Conferência Distrital de Políticas para as Mulheres. 2016. 77 f., il. Monografia (Bacharelado em Gestão de Políticas Públicas)—Universidade de Brasília, Brasília, 2016.
Resumo: Com o primeiro governo Lula, em 2003, houve a expansão das práticas participativas e democráticas de conferências no Brasil, trazendo novas temáticas a fim de construir novas políticas públicas focadas nas demandas temáticas da população. Tais práticas deliberativas e participativas ainda são recentes no país, como na área de políticas públicas focalizadas nas mulheres, que teve a sua 1ª Conferência Nacional de Políticas para as Mulheres em 2004. Esse trabalho é um estudo de caso da 4ª Conferência Distrital de Política para as Mulheres. O referencial teórico contém estudos de teorias sobre democracia dos teóricos Cohen e Fung (2007), Young (2001, 2006), C. F. Faria (2000), C. F. S. de Faria (2012), Miguel (2005), Smith (2009) e Habermas (2012). Através de uma observação participante da conferência, também foi possível fazer uma etnografia que buscou analisar como as práticas democráticas associadas ao modelo deliberativo acontecem na prática. Ademais, juntamente com o auxilio de questionários aplicados às delegadas, buscou-se a percepção das participantes sobre o assunto, além de ser feita uma análise do perfil socioeconômico das mesmas. Assim foi possível não só identificar a importância do papel da realização da conferência, mas também apontar os principais desafios encontrados para o alcance de seus objetivos de participação e democracia, como a importância de haver um diálogo claro tanto do governo com a sociedade quanto da própria sociedade entre si.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Administração, Contabilidade, Economia e Políticas Públicas, Departamento de Gestão de Políticas Públicas, 2016.
Aparece na Coleção:Gestão de Políticas Públicas



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons