Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/1468
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2008_JulianaSignorellideFariaCoelho.pdf642,95 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Políticas e práticas em gestão de pessoas nas melhores empresas para se trabalhar : discurso organizacional e efeitos na subjetividade do indivíduo
Autor(es): Coelho, Juliana Signorelli de Faria
Orientador(es): Siqueira, Marcus Vinícius Soares
Assunto: Discurso organizacional
Administração de pessoal
Trabalho - aspectos psicológicos
Data de apresentação: 2008
Data de publicação: 8-Fev-2011
Referência: COELHO, Juliana Signorelli de Faria. Políticas e práticas em gestão de pessoas nas melhores empresas para se trabalhar: discurso organizacional e efeitos na subjetividade do indivíduo. 2008. 108 f. Monografia (Especialização em Gestão de Pessoas)-Universidade de Brasília, Brasília, 2008.
Resumo: Este estudo tem como objetivo analisar como os elementos do discurso em gestão de pessoas adotados pelas empresas consideradas como Melhores para Trabalhar influenciam a subjetividade dos indivíduos a eles submetidos, estabelecendo instrumentos de controle social e afetivo. Assim, torna-se necessário estudar os aspectos essenciais do discurso organizacional moderno e, mais especificamente, do discurso em gestão de pessoas, bem como analisar os principais mecanismos de controle da subjetividade do indivíduo presentes nas relações de trabalho atuais. Para a consecução dos objetivos, realizou-se o mapeamento dos elementos do discurso em gestão de pessoas adotados pelas Melhores Empresas para Trabalhar, eleitas no ano de 2007 pela revista Você S/A, publicação da Editora Abril, analisando-os à luz das técnicas de análise de conteúdo e análise de discurso. Estabeleceramse seis categorias de elementos comuns ao discurso das Melhores Empresas para Trabalhar: Identificação com a Empresa; Liderança e Gestão; Gestão de Desempenho, Desenvolvimento Profissional e Carreira; Treinamento, Desenvolvimento e Universidades Corporativas; Saúde, Bem-Estar e Qualidade de Vida; Responsabilidade Social e Diversidade. Concluiu-se que o discurso das Melhores Empresas para Trabalhar atua no desenvolvimento de processos de mediação e estabelecimento de mecanismos de manipulação da subjetividade e controle psicossocial.
Informações adicionais: Monografia (especialização)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Ciência da Informação e Documentação, 2008.
DOI: http://dx.doi.org/10.26512/2008.TCC.1468
Aparece na Coleção:Gestão de Pessoas



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.