Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/14653
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2015_RitadeCassiaAtaidedosSantos_tcc.pdf535,8 kBAdobe PDFver/abrir
Título: A valorização do brincar como um direito essencial para o desenvolvimento da criança
Autor(es): Santos, Rita de Cássia Ataide dos
Orientador(es): Steinke, Sabrina
Assunto: Educação de crianças
Atividades lúdicas
Crianças - desenvolvimento
Brincadeiras
Data de apresentação: 2015
Data de publicação: 19-Set-2016
Referência: SANTOS, Rita de Cássia Ataide dos. A valorização do brincar como um direito essencial para o desenvolvimento da criança. 2015. 42 f., il. Trabalho de conclusão de curso (Especialização em Educação em e para os Direitos Humanos no Contexto da Diversidade Cultural)—Universidade de Brasília, Brasília, 2015.
Resumo: O trabalho visa subsidiar a concepção em torno do direito de brincar e a infância, demonstrando a importância de se valorizar o direito da criança nesta prática, tendo em vista sua relevância para o seu desenvolvimento nas primeiras experiências escolares, utilizando uma fundamentação teórica sobre o brincar e suas relações com a aprendizagem. Trata-se de uma pesquisa de caráter exploratório e descritivo e foi realizada no Centro de Educação Infantil “Clóvis Pereira Fernandes”, no Município de Cidade Ocidental-GO, usando como coleta de dados a observação, buscando perceber a brincadeira e também a compreensão da importância do brincar na realidade da Instituição. Indubitavelmente, não existe uma preocupação em promover um ambiente para o ato de brincar, com estruturas físicas impróprias para á pratica de brincadeiras e contrária ao que se propõem os Referenciais Curriculares Nacionais para a Educação Infantil.
Abstract: The work aims to support the design around the right to play and childhood, demonstrating the importance of valuing the rights of children in this practice, in view of its relevance to its development in the early school experiences, using a theoretical foundation of playing and its relationship with learning. It is an exploratory and descriptive research and was held at the Early Childhood Center "Clovis Pereira Fernandes" in the Municipality of West-GO City, using as data collection observation, seeking to realize the joke and also the understanding of importance of play in the institution's reality. Undoubtedly, there is a concern to foster an environment for the act of playing with physical structures unfit for play and will practice contrary to that propose the National Curriculum Benchmarks for Early Childhood Education.
Informações adicionais: Trabalho de conclusão de curso (especialização)—Universidade de Brasília, Instituto de Psicologia, Curso de Especialização em Educação em e para os Direitos Humanos, no contexto da Diversidade Cultural, 2015.
Aparece na Coleção:Educação em e para os Direitos Humanos, no contexto da Diversidade Cultural



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons