Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/14651
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2015_RafaelDantasdeCarvalho_tcc.pdf3,8 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Direitos humanos e diversidade linguística no ensino médio do Distrito Federal
Autor(es): Carvalho, Rafael Dantas de
Orientador(es): Rossato, Maristela
Assunto: Direitos humanos
Diversidade linguística
Ensino médio
Multilinguismo
Data de apresentação: 2015
Data de publicação: 19-Set-2016
Referência: CARVALHO, Rafael Dantas de. Direitos humanos e diversidade linguística no ensino médio do Distrito Federal. 2015. 75 f., il. Monografia (Especialização em Educação em e para os Direitos Humanos no Contexto da Diversidade Cultural)—Universidade de Brasília, Brasília, 2015.
Resumo: A pesquisa visa trabalhar a questão dos Direitos Humanos com vistas à variação linguística no Ensino Médio das escolas públicas do Distrito Federal, estabelecendo uma reeducação pedagógica nos planos cultural e linguístico. Apresenta uma fundamentação teórica pautada nos Direitos Humanos, diversidade linguística, aceitabilidade do multiculturalismo e multilinguismo, a comunicação no processo de formação da identidade humana e a escola como agente de formação crítica no desenvolvimento de uma educação em e para os Direitos Humanos. A pesquisa foi construída a partir dos preceitos de Neto & Agnoleti (2012), Ribeiro (2012), Oliveira (2012), Bagno (1999, 2001, 2002), Bortoni-Ricardo (2005, 2007), dentre outros autores de renome no campo da educação, Direitos Humanos, multiculturalismo e diversidade linguística. O trabalho foi desenvolvido numa perspectiva qualitativa, em uma turma de terceiro ano do Centro de Ensino Médio 417 de Santa Maria, havendo uma análise minuciosa dos dados e do contexto da pesquisa por parte do pesquisador. A análise das informações demonstrou que a diversidade linguística ainda não tem sido trabalhada no ensino médio de uma forma significativa, porém, quando trabalhada contextualmente situada, os alunos respondem e demonstram compreender sua importância. Ressalta-se a necessidade do desenvolvimento de um trabalho pautado em ações interventivas contextualizadas em que haja a discussão dos Direitos Humanos e do multiculturalismo para uma formação crítica quanto à diversidade linguística.
Informações adicionais: Monografia (especialização)—Universidade de Brasília, Instituto de Psicologia, Departamento de Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano, Programa de Pós-Graduação em Educação em e para os Direitos Humanos, no contexto da Diversidade Cultural, 2015.
Aparece na Coleção:Educação em e para os Direitos Humanos, no contexto da Diversidade Cultural



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons