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Título: Os limites do controle social nos processos de ensino e aprendizagem organizacional
Autor(es): Alencar, Learice Barreto
Orientador(es): Siqueira, Marcus Vinícius Soares
Assunto: Aprendizagem organizacional
Controle social
Data de apresentação: 2008
Data de publicação: 8-Fev-2011
Referência: ALENCAR, Learice Barreto. Os limites do controle social nos processos de ensino e aprendizagem organizacional. 2008. 46 f. Monografia (Especialização em Gestão de Pessoas)-Universidade de Brasília, Brasília, 2008.
Resumo: Este estudo teve por objetivo identificar e analisar quais são os indícios da presença de controle social nos processos de ensino e aprendizagem organizacional. Foi desenvolvido e aplicado um instrumento de pesquisa, com 32 questões relacionadas a diferentes aspectos do controle social nas capacitações realizadas para fins de aprendizagem organizacional. A análise e discussão dos resultados foram realizadas pela categorização de seis áreas (controle do afetivo, democrático, por saturação, por dissuasão, burocrático e por resultados). A pesquisa foi direcionada ao segmento operacional e tático de uma empresa do setor industrial, lotados na direção e unidades descentralizadas em Brasília-DF. A análise identificou que os processos de ensino e aprendizagem organizacional são utilizados não somente para capacitação dos empregados a fim de que se desenvolvam, mas também, para fins de controle social para manutenção do equilíbrio interno da organização. Foi identificada também a necessidade de estudos para pesquisas complementares, que identifiquem ou criem meios, para utilização das organizações e dos empregados, a fim de atender a organização em suas necessidades para alcance de metas e resultados, como para garantir aos empregados a aprendizagem efetiva e emancipatória.
Abstract: This research had as target identify and to analasy which are the clues of social control presence in the organizational teaching and learning processes. It was developed and applied a search instrument, with 32 questions related to different aspects of social control in the capacities did make to organizational learning. The analysis and discussion of results they were did make for rate of six areas (afective control, democratic, for saturation, for dissuasion, bureaucratic and for results). The research it was directed to operational segment and tactician of a company of industrial sector depletes in the direction and unities distant of center in Brasilia – DF. The analysis identified that organizational teaching and learning process are used not only to capacitation of employers to their development, but also, for social control to support of internal equilibrium by the organization. Also it was identified the necessity of investigation for complementary researches that identify or produce ways, for application of organizations and employers, to pay attention the organization’s necessities to reach of target and results as to guarantee independent and learning to employers.
Informações adicionais: Monografia (especialização)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Ciência da Informação e Documentação, Departamento de Administração, 2008.
DOI: http://dx.doi.org/10.26512/2008.TCC.1465
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