Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/14648
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2016_BarbaraDeSouzaAraujo_tcc.pdf1,04 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Imagens e visualidades na mediação de leitura
Autor(es): Araujo, Barbara de Souza
Orientador(es): Silva, Cayo Vinicius Honorato da
Assunto: Cultura visual
Arte - estudo e ensino
Imagens - análise
Imagens - leitura
Data de apresentação: 2016
Data de publicação: 19-Set-2016
Referência: ARAUJO, Barbara de Souza. Imagens e visualidades na mediação de leitura. 2016. 59 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Artes Plásticas)—Universidade de Brasília, Brasília, 2016.
Resumo: O presente TCC tem por objetivo, por meio de uma pesquisa-ação, apresentar os conceitos de Leitura de Imagem e Cultura Visual, de forma prática e dialógica, na forma de oficina realizada aos integrantes do Projeto de Extensão continuada da Universidade de Brasília (UnB) Livros Abertos: Aqui todos contam! Para este fim, foi feita uma entrevista semiestruturada com a professora doutora Eileen Pfeiffer Flores, criadora e coordenadora do Projeto Livros Abertos, observações participantes com três mediadores de leitura e a aplicação de um questionário avaliativo. A avaliação mostrou que a oficina conseguiu ampliar a visão dos mediadores quanto ao seu próprio olhar dirigido às imagens. Realizaram não apenas uma leitura de imagens formal e crítica, mas compreenderam e incorporaram aspectos culturais e simbólicos da obra e de sua história, formando redes de significados entre eles. Quanto à leitura de imagens feita no retorno das contações de história, não houve mudanças em duas de três mediadoras observadas, tendo como fator provável para este resultado, a curta duração da oficina.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (licenciatura)—Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Departamento de Artes Visuais, 2016.
Aparece na Coleção:Artes Plásticas



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons