Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/14645
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2015_RodrigoMarquesdeSouza_tcc.pdf454,72 kBAdobe PDFver/abrir
Registro completo
Campo Dublin CoreValorLíngua
dc.contributor.advisorLongo, Clerismar Aparecido-
dc.contributor.authorSouza, Rodrigo Marques de-
dc.identifier.citationSOUZA, Rodrigo Marques de. A construção de uma cultura de direitos humanos por meio do uso das novas tecnologias nas escolas. 2015. 69 f. Monografia (Especialização em Educação em e para os Direitos Humanos no Contexto da Diversidade Cultural)—Universidade de Brasília, Brasília, 2015.pt_BR
dc.descriptionMonografia (especialização)—Universidade de Brasília, Instituto de Psicologia, Coordenação dos Cursos de Pós-Graduação Lato Sensu, Curso de Especialização em Educação em e para os Direitos Humanos, no contexto da Diversidade Cultural, 2015.pt_BR
dc.description.abstractO objetivo deste estudo é identificar as estratégias de uso da tecnologia de informação para fortalecer na educação escolar uma cultura voltada para o reconhecimento dos direitos humanos. Assim, por meio de pesquisa bibliográfica, foi analisada a importância dos direitos humanos e sua evolução; determinada a importância dos direitos humanos como foco na Educação; avaliado como a tecnologia de informação poderá ser um instrumento eficiente na construção de uma educação baseada nos conhecimentos dos direitos humanos e demonstradas as técnicas e orientações de como usar a tecnologia de informações nas escolas trazendo o tema dos direitos humanos. Com a pesquisa foi possível concluir que os recursos pedagógicos em si não produzem mudanças no processo educativo. É preciso haver uma finalidade e uma abordagem de mediação pedagógica que implica em diálogo e novas técnicas de ensino. Os direitos humanos se refletem na educação como uma forma de demonstrar a necessidade de sensibilizar alunos e professores para o enfrentamento dos preconceitos em razão de serem alunos(as) adultos(as) ainda na educação básica.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleA construção de uma cultura de direitos humanos por meio do uso das novas tecnologias nas escolaspt_BR
dc.title.alternativeConstruction of a culture of human rights through the use of new technologies in schoolspt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Especializaçãopt_BR
dc.date.accessioned2016-09-19T18:01:15Z-
dc.date.available2016-09-19T18:01:15Z-
dc.date.submitted2015-
dc.identifier.urihttp://bdm.unb.br/handle/10483/14645-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectTecnologia na educaçãopt_BR
dc.subjectDireitos humanospt_BR
dc.description.abstract1The aim of this study is to identify the use of strategies of information technology to strengthen education in a culture for the recognition of human rights. Thus, by means of literature, it analyzed the importance of human rights and its evolution; given the importance of human rights as a focus on education; evaluated how information technology can be an effective tool in building an education based on knowledge of human rights and demonstrated the techniques and guidelines on how to use information technology in schools bringing the issue of human rights. Through research it was concluded that the teaching resources itself does not produce changes in the educational process. There must be a purpose and a pedagogical mediation approach that involves dialogue and new teaching techniques. Human rights are reflected in education as a way to demonstrate the need to sensitize students and teachers to face the prejudices because they are adult learners still in basic education.pt_BR
Aparece na Coleção:Educação em e para os Direitos Humanos, no contexto da Diversidade Cultural



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons