Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/1464
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2008_RoselenedeOliveira.pdf346,44 kBAdobe PDFver/abrir
Título: O plano de gestão de carreiras como o primeiro passo para uma política de gestão por competências : o caso do SERPRO
Autor(es): Oliveira, Roselene de
Orientador(es): Odelius, Catarina Cecília
Assunto: Gestão por competências
Aprendizagem organizacional
Competências organizacionais
Gestão de carreiras
Data de apresentação: Nov-2008
Data de publicação: 8-Fev-2011
Referência: OLIVEIRA, Roselene de. O plano de gestão de carreiras como o primeiro passo para uma política de gestão por competências: o caso do SERPRO. 2008. 54 f. Monografia (Especialização em Gestão de Pessoas)-Universidade de Brasília, Brasília, 2008.
Resumo: O presente estudo procura descrever o processo de desenvolvimento do Plano de Gestão de Carreiras do Serviço Federal de Processamento de Dados (SERPRO), organização pública vinculada ao Ministério da Fazenda, bem como o aprendizado ocorrido durante este processo. Foram identificados o histórico, os objetivos, as etapas, os aspectos facilitadores e dificultadores, e o aprendizado ocorrido na organização. Também foram registrados os motivos que levaram o SERPRO a elaborar o referido Plano de Gestão de Carreiras. O autor, com base na revisão de literatura, procura mostrar que este Plano é o primeiro passo para a implantação da Gestão por Competências na organização. Para tanto foi realizada uma revisão de literatura que contribuiu para a compreensão dos conceitos relacionados ao tema em estudo. Trata-se de um estudo exploratório, e como tal, foram considerados diversos aspectos e descritos fatos relevantes, ocorridos durante o a construção do Plano. Foi construído e aplicado um questionário entre os participantes de toda a equipe da área responsável pela elaboração do Plano. O instrumento de pesquisa apresenta 19 questões abertas que cobrem todas as questões relacionadas aos objetivos do trabalho. A análise dos resultados tomou como base as respostas dos respondentes, em sua totalidade, e as conclusões, analisadas sob enfoque da literatura revisada.
Abstract: This present study describes the development of the Career Management Plan of the Serviço Federal de Processamento de Dados (SERPRO), a government institution attached to the Ministério da Fazenda of Brazil, and also describes the knowledge acquired in this development process. The history, purposes, stages, positive and negative points and the knowledge assembled by the institution were reported. This paper enrolls the reasons that took SERPRO to elaborate the quoted Plan. The author, based on a literature review, demonstrates that this Plan is the first step to implant a competence-based management in the institution. This review contributed for a wide comprehension of the concepts related to this subject. It is a prospective research, which many aspects and the relevant events happened during the implementation of the Plan were contemplated. A questionnaire was elaborated and realized amongst all participants of the responsible team for elaboration of the Plan. This questionnaire has 19 descriptive questions including every issue related to the development of the Plan. The results analysis was based on the answers of the participants and the conclusion was made by comparison with the literature review.
Informações adicionais: Monografia (especialização)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Ciência da Informação e Documentação, 2008.
DOI: http://dx.doi.org/10.26512/2008.11.TCC.1464
Aparece na Coleção:Gestão de Pessoas



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.