Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/14639
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2015_DaianeRicardadeMelo_tcc.pdf936,23 kBAdobe PDFver/abrir
Registro completo
Campo Dublin CoreValorLíngua
dc.contributor.advisorBarroso, Maria Veralice-
dc.contributor.authorMelo, Daiane Ricarda de-
dc.identifier.citationMELO, Daiane Ricarda de. Valorização e visibilidade dos licenciandos da Licenciatura em Educação do Campo da Faculdade UNB Planaltina: um caminho para entender a luta pelo direito à educação. 2015. 41 f., il. Trabalho de conclusão de curso (Especialização em Educação em e para os Direitos Humanos no Contexto da Diversidade Cultural)—Universidade de Brasília, Brasília, 2015.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de conclusão de curso (especialização)—Universidade de Brasília, Instituto de Psicologia, 2015.pt_BR
dc.description.abstractEssa pesquisa objetivou apontar práticas esclarecedoras e que aumentassem a visibilidade e valorização da LEDOC – (Licenciatura em Educação no Campo) em conjunto com o seus estudantes. Os objetivos específicos foram identificar as concepções dos universitários sobre o que é LEDOC e desenvolver momentos que divulguem as lutas e desafios da LEDOC no ambiente acadêmico. A questão que permeia a presente pesquisa é: de que maneira é possível aumentar de forma efetiva a visibilidade da luta histórica e do significado educativo e cultural da criação de um curso de licenciatura específico para a realidade do campo. Esse questionamento se faz importante frente à luta dos povos do campo para garantir o acesso à educação de qualidade e que respeite as especificidades de seus povos sem excluí-los do processo de desenvolvimento global, assim como preconiza as lutas dos direitos humanos A metodologia foi constituída pela aplicação de um questionário na comunidade acadêmica, a realização de um grupo focal com os estudantes da LEDOC e uma atividade de intervenção executada pelos licenciandos junto ao público acadêmico. Os resultados alcançados foram que a comunidade conhece o curso, mas não sua dinâmica. Os licenciandos não se sentem reconhecidos enquanto universitários e, por fim, por meio da atividade de intervenção os licenciandos sentiram-se emponderados quanto à apropriação dos espaços para suas atividades.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleValorização e visibilidade dos licenciandos da Licenciatura em Educação do Campo da Faculdade UNB Planaltina : um caminho para entender a luta pelo direito à educaçãopt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Especializaçãopt_BR
dc.date.accessioned2016-09-19T12:46:50Z-
dc.date.available2016-09-19T12:46:50Z-
dc.date.submitted2015-
dc.identifier.urihttp://bdm.unb.br/handle/10483/14639-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.subjectEstudantes universitários - Educação do Campopt_BR
Aparece na Coleção:Educação em e para os Direitos Humanos, no contexto da Diversidade Cultural



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons