Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/14636
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2015_LuceliaGomesSoares_tcc.pdf686,4 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Avaliação multidimensional como instrumento de defesa de direitos
Autor(es): Soares, Lucélia Gomes
Orientador(es): Sousa, Maria do Amparo de
Assunto: Direitos humanos
Dificuldades escolares
Data de apresentação: 14-Nov-2015
Data de publicação: 19-Set-2016
Referência: SOARES, Lucélia Gomes. Avaliação multidimensional como instrumento de defesa de direitos. 2015. 59 f., il. Monografia (Especialização em Educação em e para os Direitos Humanos no Contexto da Diversidade Cultural)—Universidade de Brasília, Brasília, 2015.
Resumo: O presente trabalho buscou analisar como a Avaliação Multidimensional pode contribuir para o atendimento educacional do estudante considerando suas necessidades e o seu contexto social. Enfatiza a concepção de Direitos Humanos na perspectiva de inclusão educacional, discorrendo sobre a Avaliação Multidimensional: funções, elementos, instrumentos como forma de avaliação inclusiva. Para alcançar tal resultado, o presente trabalho utilizou bibliografias relacionadas ao assunto, estudos de caso dos estudantes que foram avaliados pela Equipe de Diagnóstico da APAE/CER II, questionário e entrevista semi-estruturada, aplicadas aos professores da escola de origem desses estudantes, para obter as informações acerca das dificuldades apresentadas pelos mesmos, do apoio educacional que é oferecido na escola de origem, bem como outras questões ligadas ao desenvolvimento escolar. Por fim, foi realizado entrevistas, cujos dados foram analisados e interpretados a partir de leitura intensa, à luz da metodologia qualitativa e da fundamentação teórica. Com base nos resultados, foi realizado um Encontro sobre Detecção de Dificuldade de Aprendizagem e encaminhamentos para trocas de experiências e reflexões para os professores de cinco escolas da Rede Municipal de Unaí-MG, com o objetivo de identificar os estudantes que apresentam dificuldades na aprendizagem em que possam ser enviados para APAE/CER II cada vez mais cedo para que sejam diagnosticados e recebam o atendimento educacional compatível com suas necessidades.
Informações adicionais: Monografia (especialização)—Universidade de Brasília, Instituto de Psicologia, Curso de especialização em Educação em e para os Direitos Humanos, no contexto da Diversidade Cultural, 2015.
Aparece na Coleção:Educação em e para os Direitos Humanos, no contexto da Diversidade Cultural



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons