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Título: As contribuições do orientador educacional nas demandas e desafios da escola de ensino infantil
Autor(es): Santos, Maria Regina dos
Orientador(es): Barroso, Maria Veralice
Assunto: Orientação educacional
Educação de crianças
Direitos humanos
Data de apresentação: 2015
Data de publicação: 16-Set-2016
Referência: SANTOS, Maria Regina dos. As contribuições do orientador educacional nas demandas e desafios da escola de ensino infantil. 2015. 35 f., il. Trabalho de conclusão de curso (Especialização em Educação em e para os Direitos Humanos no Contexto da Diversidade Cultural)—Universidade de Brasília, Brasília, 2015.
Resumo: Neste trabalho pretende-se enfocar as contribuições do Orientador Educacional-OE nas demandas e desafios na escola de ensino infantil. Ao longo da história, esse profissional enfrentou espaço de trabalho muito contraditório, marcado especialmente, pelo não reconhecimento e a não valorização da categoria. Em primeira instância, busca-se ressignificar a importância da atuação do profissional em questão no ambiente escolar. Neste sentido, esse trabalho está articulado em três partes. Na primeira delas, discute-se a construção coletiva da escola: representação e prática social, enfatizando-se de início, a Educação, Direito, Direitos Humanos, em seguida as concepções e paradigmas a ela pertinentes, discute-se ainda escola e família: velhas demandas e novas perspectivas para OE consecutivo a retrospectiva histórica da atuação do OE. A segunda parte, procura tratar de questões pertinente à presença do OE nas unidades de ensino, conhecendo o Centro Ensino Infantil Sonho de Criança- CEISC II a escola pesquisada. Na terceira parte destaca-se as demandas e desafios do OE no CEISC II por meio dos dados coletados no decorrer da pesquisa de campo.
Abstract: In this work it is intended to focus on the contributions of the Educational Supervisor-ES in the demands and challenges in the school of child education. Throughout history, this professional faced work space very contradictory, marked particularly by non-recognition and non-recovery of the category. In the first instance, we seek to signify the importance of the professional practice in question in the school environment. In this sense, this work is articulated in three parts. In the first of them it discusses the collective construction of the school: Representation and social practice, emphasizing the beginning, education, law, human rights, then the conceptions and relevant to it paradigms, still discusses school and family: old demands and new prospects for OE consecutive historical retrospective actuating the OE. The second part, seeks to address issues pertinent to the presence of OE in teaching units, knowing the Child Education Center dream of child- CEISC II school searched. In the third part stands out the demand and challenges of the OE IN CEISC II by means of the data collected in the course of field research.
Informações adicionais: Trabalho de conclusão de curso (especialização)—Universidade de Brasília, Instituto de Psicologia, Curso de Especialização em Educação em e para os Direitos Humanos, no contexto da Diversidade Cultural, 2015.
Aparece na Coleção:Educação em e para os Direitos Humanos, no contexto da Diversidade Cultural



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